00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - FALE Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS (PORTUGUÊS) - FALE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16718
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Produção textual na escola: escrita e reescrita de cartas por estudantes do 3º ano do ensino fundamental
Título(s) alternativo(s): Textual production at school: writing and rewriting letters by 3rd grade elementary school students
Autor(es): Santos, Andressa Maria dos
Primeiro Orientador: Lopes, Adna de Almeida
metadata.dc.contributor.referee1: Santos, Lúcia de Fátima
metadata.dc.contributor.referee2: Paula, Aldir Santos de
Resumo: O processo de produção textual, em sala de aula, possibilita caminhos para a aprendizagem dos recursos relacionados ao funcionamento da língua. A partir desse pressuposto, este Trabalho de Conclusão de Curso, visa apresentar práticas de produção escrita, especificamente práticas de revisão e reescrita do gênero textual carta pessoal, por estudantes do 3º ano do ensino fundamental I de uma escola particular localizada no município de Rio Largo-AL. Trata-se de uma pesquisa de campo, de cunho qualitativo, em que se coletou manuscritos didáticos em dois momentos, com base em estudos e pesquisas de autores como: Koch, 2003; Soares, 2009;Costa & Fuzer, 2012; Buin, 2015; Brasil, 2018; entre outros. No primeiro momento, foi proposto em aula a escrita de uma carta para o Dia das Mães, comemoração do mês. No segundo, foram abordados alguns aspectos do primeiro texto, relacionados às dificuldades dos estudantes. Após essa intervenção didática, foi solicitada uma segunda produção, dessa vez uma carta para uma Pessoa Especial para eles. As duas versões dessa escrita de carta são analisadas neste trabalho, observando-se os avanços e o que os alunos ainda precisam aprender, pela orientação/intervenção docente. Reforça-se, desse modo, o papel da revisão e reescrita de textos no processo de produção textual nas aulas de Língua Portuguesa, desde os anos iniciais do Ensino Fundamental.
Abstract: The process of textual production, in the classroom, provides paths for learning resources related to the functioning of the language. Based on this assumption, we aim, in this Course Completion Work/TCC, to present the main aspects already widespread in the teaching of textual production, specifically the practices of reviewing and rewriting texts in the personal letter genre written by students in the 3rd year of elementary school I from a private school located in the municipality of Rio Largo-AL. This is a field research, of a qualitative nature, in which didactic manuscripts were collected in two moments, based on studies and research by authors such as: Koch, 2003; Soares, 2009; Costa & Fuzer, 2012; Buin, 2015; Brazil, 2018; between others. At first, it was proposed in class to write a letter for Mother’s Day, the celebration of the month. In the second, some aspects of the first text were addressed, related to the students’ difficulties. After this didactic intervention, a second production was requested, this time a letter to a Special Person for them. The two versions of this letter writing are analyzed in this work, observing the progress and what the students still need to learn, through the teaching guidance/intervention. This reinforces the role of reviewing and rewriting texts in the process of textual production in Portuguese language classes, since the early years of elementary school
Palavras-chave: Produção textual
Gêneros textuais – Carta
Ensino fundamental
Leitura
Escrita
Text production
Textual genres – Letter
Elementary school
Reading
Writing
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Letras(Português) - Licenciatura
Citação: SANTOS, Andressa Maria dos. Produção textual na escola : escrita e reescrita de cartas por estudantes do 3º ano do ensino fundamental. 2025. 26 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Letras – Português) - Faculdade de Letras, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16718
Data do documento: 2-out-2024
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS (PORTUGUÊS) - FALE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Produção textual na escola escrita e reescrita de cartas por estudantes do 3º ano do ensino fundamental.pdf1.15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.