00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - FALE Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS (PORTUGUÊS) - FALE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16718
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Lopes, Adna de Almeida-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4061859895008214pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Lúcia de Fátima-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3235342037177115pt_BR
dc.contributor.referee2Paula, Aldir Santos de-
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/8488349449965540pt_BR
dc.creatorSantos, Andressa Maria dos-
dc.date.accessioned2025-08-05T21:32:03Z-
dc.date.available2025-06-02-
dc.date.available2025-08-05T21:32:03Z-
dc.date.issued2024-10-02-
dc.identifier.citationSANTOS, Andressa Maria dos. Produção textual na escola : escrita e reescrita de cartas por estudantes do 3º ano do ensino fundamental. 2025. 26 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Letras – Português) - Faculdade de Letras, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16718-
dc.description.abstractThe process of textual production, in the classroom, provides paths for learning resources related to the functioning of the language. Based on this assumption, we aim, in this Course Completion Work/TCC, to present the main aspects already widespread in the teaching of textual production, specifically the practices of reviewing and rewriting texts in the personal letter genre written by students in the 3rd year of elementary school I from a private school located in the municipality of Rio Largo-AL. This is a field research, of a qualitative nature, in which didactic manuscripts were collected in two moments, based on studies and research by authors such as: Koch, 2003; Soares, 2009; Costa & Fuzer, 2012; Buin, 2015; Brazil, 2018; between others. At first, it was proposed in class to write a letter for Mother’s Day, the celebration of the month. In the second, some aspects of the first text were addressed, related to the students’ difficulties. After this didactic intervention, a second production was requested, this time a letter to a Special Person for them. The two versions of this letter writing are analyzed in this work, observing the progress and what the students still need to learn, through the teaching guidance/intervention. This reinforces the role of reviewing and rewriting texts in the process of textual production in Portuguese language classes, since the early years of elementary schoolpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Letras(Português) - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectProdução textualpt_BR
dc.subjectGêneros textuais – Cartapt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectEscritapt_BR
dc.subjectText productionpt_BR
dc.subjectTextual genres – Letterpt_BR
dc.subjectElementary schoolpt_BR
dc.subjectReadingpt_BR
dc.subjectWritingpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.titleProdução textual na escola: escrita e reescrita de cartas por estudantes do 3º ano do ensino fundamentalpt_BR
dc.title.alternativeTextual production at school: writing and rewriting letters by 3rd grade elementary school studentspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO processo de produção textual, em sala de aula, possibilita caminhos para a aprendizagem dos recursos relacionados ao funcionamento da língua. A partir desse pressuposto, este Trabalho de Conclusão de Curso, visa apresentar práticas de produção escrita, especificamente práticas de revisão e reescrita do gênero textual carta pessoal, por estudantes do 3º ano do ensino fundamental I de uma escola particular localizada no município de Rio Largo-AL. Trata-se de uma pesquisa de campo, de cunho qualitativo, em que se coletou manuscritos didáticos em dois momentos, com base em estudos e pesquisas de autores como: Koch, 2003; Soares, 2009;Costa & Fuzer, 2012; Buin, 2015; Brasil, 2018; entre outros. No primeiro momento, foi proposto em aula a escrita de uma carta para o Dia das Mães, comemoração do mês. No segundo, foram abordados alguns aspectos do primeiro texto, relacionados às dificuldades dos estudantes. Após essa intervenção didática, foi solicitada uma segunda produção, dessa vez uma carta para uma Pessoa Especial para eles. As duas versões dessa escrita de carta são analisadas neste trabalho, observando-se os avanços e o que os alunos ainda precisam aprender, pela orientação/intervenção docente. Reforça-se, desse modo, o papel da revisão e reescrita de textos no processo de produção textual nas aulas de Língua Portuguesa, desde os anos iniciais do Ensino Fundamental.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS (PORTUGUÊS) - FALE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Produção textual na escola escrita e reescrita de cartas por estudantes do 3º ano do ensino fundamental.pdf1.15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.