Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16718
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Lopes, Adna de Almeida | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4061859895008214 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Santos, Lúcia de Fátima | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3235342037177115 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Paula, Aldir Santos de | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/8488349449965540 | pt_BR |
dc.creator | Santos, Andressa Maria dos | - |
dc.date.accessioned | 2025-08-05T21:32:03Z | - |
dc.date.available | 2025-06-02 | - |
dc.date.available | 2025-08-05T21:32:03Z | - |
dc.date.issued | 2024-10-02 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Andressa Maria dos. Produção textual na escola : escrita e reescrita de cartas por estudantes do 3º ano do ensino fundamental. 2025. 26 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Letras – Português) - Faculdade de Letras, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16718 | - |
dc.description.abstract | The process of textual production, in the classroom, provides paths for learning resources related to the functioning of the language. Based on this assumption, we aim, in this Course Completion Work/TCC, to present the main aspects already widespread in the teaching of textual production, specifically the practices of reviewing and rewriting texts in the personal letter genre written by students in the 3rd year of elementary school I from a private school located in the municipality of Rio Largo-AL. This is a field research, of a qualitative nature, in which didactic manuscripts were collected in two moments, based on studies and research by authors such as: Koch, 2003; Soares, 2009; Costa & Fuzer, 2012; Buin, 2015; Brazil, 2018; between others. At first, it was proposed in class to write a letter for Mother’s Day, the celebration of the month. In the second, some aspects of the first text were addressed, related to the students’ difficulties. After this didactic intervention, a second production was requested, this time a letter to a Special Person for them. The two versions of this letter writing are analyzed in this work, observing the progress and what the students still need to learn, through the teaching guidance/intervention. This reinforces the role of reviewing and rewriting texts in the process of textual production in Portuguese language classes, since the early years of elementary school | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Alagoas | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Curso de Letras(Português) - Licenciatura | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFAL | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Produção textual | pt_BR |
dc.subject | Gêneros textuais – Carta | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.subject | Escrita | pt_BR |
dc.subject | Text production | pt_BR |
dc.subject | Textual genres – Letter | pt_BR |
dc.subject | Elementary school | pt_BR |
dc.subject | Reading | pt_BR |
dc.subject | Writing | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | pt_BR |
dc.title | Produção textual na escola: escrita e reescrita de cartas por estudantes do 3º ano do ensino fundamental | pt_BR |
dc.title.alternative | Textual production at school: writing and rewriting letters by 3rd grade elementary school students | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | O processo de produção textual, em sala de aula, possibilita caminhos para a aprendizagem dos recursos relacionados ao funcionamento da língua. A partir desse pressuposto, este Trabalho de Conclusão de Curso, visa apresentar práticas de produção escrita, especificamente práticas de revisão e reescrita do gênero textual carta pessoal, por estudantes do 3º ano do ensino fundamental I de uma escola particular localizada no município de Rio Largo-AL. Trata-se de uma pesquisa de campo, de cunho qualitativo, em que se coletou manuscritos didáticos em dois momentos, com base em estudos e pesquisas de autores como: Koch, 2003; Soares, 2009;Costa & Fuzer, 2012; Buin, 2015; Brasil, 2018; entre outros. No primeiro momento, foi proposto em aula a escrita de uma carta para o Dia das Mães, comemoração do mês. No segundo, foram abordados alguns aspectos do primeiro texto, relacionados às dificuldades dos estudantes. Após essa intervenção didática, foi solicitada uma segunda produção, dessa vez uma carta para uma Pessoa Especial para eles. As duas versões dessa escrita de carta são analisadas neste trabalho, observando-se os avanços e o que os alunos ainda precisam aprender, pela orientação/intervenção docente. Reforça-se, desse modo, o papel da revisão e reescrita de textos no processo de produção textual nas aulas de Língua Portuguesa, desde os anos iniciais do Ensino Fundamental. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS (PORTUGUÊS) - FALE |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Produção textual na escola escrita e reescrita de cartas por estudantes do 3º ano do ensino fundamental.pdf | 1.15 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.