00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - FALE Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS (PORTUGUÊS) - FALE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16717
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Lopes, Adna de Almeida-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1326731305679142pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira , Fabiana Pincho de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7535091198670076pt_BR
dc.contributor.referee2Felipeto, Sônia Cristina Simões-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7535091198670076pt_BR
dc.creatorSouza, Lívia Gislaine da Silva-
dc.date.accessioned2025-08-05T21:30:14Z-
dc.date.available2025-06-02-
dc.date.available2025-08-05T21:30:14Z-
dc.date.issued2024-10-08-
dc.identifier.citationSOUZA, Lívia Gislaine da Silva. O gênero textual história em quadrinhos : as pesquisas e os encaminhamentos para uso em sala de aula. 2025. 37 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Letras – Português) - Faculdade de Letras, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16717-
dc.description.abstractThis work addresses the comic book genre and investigates its pedagogical potential in the teaching of the Portuguese language. The research analyzes the main characteristics of comics, highlighting the interaction between text and image as a unique feature that facilitates reading comprehension and promotes student engagement. Through a bibliographic review, various studies on the use of comics as an educational resource are explored, highlighting the benefits for the development of reading, writing, and text interpretation skills. Additionally, practical guidelines for applying comics in the classroom are presented, suggesting activities that enhance learning and active student participation. The aim is to show that comics, when well integrated into pedagogical planning, can enrich teaching practices, making them more dynamic and effective. Thus, the inclusion of comics as an educational resource contributes to the formation of critical readers and the development of linguistic and communicative competencies, establishing itself as a valuable tool in the educational process.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Letras(Português) - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGênero textualpt_BR
dc.subjectHistórias em quadrinhospt_BR
dc.subjectEnsino de língua portuguesapt_BR
dc.subjectRecurso didáticopt_BR
dc.subjectTextual genrept_BR
dc.subjectComic bookspt_BR
dc.subjectTeaching the Portuguese languagept_BR
dc.subjectTeaching resourcept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.titleO gênero textual história em quadrinhos: as pesquisas e os encaminhamentos para uso em sala de aulapt_BR
dc.title.alternativeThe comic book textual genre: research and recommendations for use in the classroompt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEste trabalho aborda o gênero textual História em Quadrinhos (HQs) e investiga suas potencialidades pedagógicas no ensino de Língua Portuguesa. A pesquisa analisa as principais características das HQs, destacando a interação entre texto e imagem como um diferencial que facilita a compreensão leitora e promove o engajamento dos estudantes. Trata-se de um estudo qualitativo de caráter exploratório, por meio de uma revisão bibliográfica em que foram adotados diversos estudos sobre o uso de HQs como um recurso didático, evidenciando os benefícios para o desenvolvimento das habilidades de leitura, escrita e interpretação textual. Além disso, apresentam-se encaminhamentos para o uso das HQs em sala de aula, sugerindo atividades que potencializam a aprendizagem e a participação ativa dos alunos. Isso mostra que as HQs, quando bem integradas ao planejamento pedagógico, podem enriquecer as práticas de ensino, tornando-as mais dinâmicas e eficazes. Assim, a inclusão das HQs como recurso didático contribui para a formação de leitores críticos e para o desenvolvimento de competências linguísticas e comunicativas, consolidando-se como uma ferramenta valiosa no processo educativo.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS (PORTUGUÊS) - FALE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O gênero textual história em quadrinhos as pesquisas e os encaminhamentos para uso em sala de aula.pdf1.82 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.