00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - FALE Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS (PORTUGUÊS) - FALE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16709
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Presença da leitura literária em sala de aula: averiguações em uma escola do sertão alagoano
Título(s) alternativo(s): Presence of literary reading in the classroom: investigations in a school in the backlands of Alagoas
Autor(es): Aquino, Edivania Rocha Oliveira
Primeiro Orientador: Santos, Vanusia Amorim Pereira dos
metadata.dc.contributor.referee1: Oliveira, Ana Ximenes Gomes de
metadata.dc.contributor.referee2: Santos, James Washington Alves dos
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso teve como objetivo principal averiguar a presença da leitura literária nas aulas de língua portuguesa em turmas de 8º ano do Ensino Fundamental numa escola do interior alagoano. As metodologias utilizadas foram pesquisas qualitativa e quantitativa para mensurar o nível de proficiência leitora dos estudantes. Foram aplicados questionários entre os docentes e discentes para entender o contexto de ensino-aprendizagem nas turmas escolhidas. Como aporte teórico, usamos Abramovich (1997), Amorim (2022), Cosson (2014), Dalvi (2013), Lajolo (1993), dentre outros, além de documentos oficiais referentes à legislação educacional brasileira. Detectamos que as professoras observadas abordam textos literários em suas salas, porém com frequência limitada. No que diz respeito aos alunos, percebemos pouca atração pelas aulas de leitura e literatura, sendo necessária uma prática docente mais envolvente, pautada por estratégias alinhadas com a faixa-etária envolvida, para que essa possa se identificar e tomar gosto pelo ato de ler.
Abstract: This course conclusion work had as main objective to investigate the presence of literary reading in Portuguese language classes in 8th year elementary school classes in a school in the interior of Alagoas. The methodologies used were qualitative and quantitative research to measure the students' level of reading proficiency. Questionnaires were administered among teachers and students to understand the teaching-learning context in the chosen classes. As a theoretical contribution, we used Abramovich (1997), Amorim (2022), Cosson (2014), Dalvi (2013), Lajolo (1993), among others, in addition to official documents referring to Brazilian educational legislation. We detected that the observed teachers approach literary texts in their classrooms, but with limited frequency. With regard to students, we noticed little attraction for reading and literature classes, requiring a more engaging teaching practice, guided by strategies aligned with the age group involved, so that they can identify with and enjoy the act of reading.
Palavras-chave: Leitura literária – Ensino fundamenta
Formação de leitores
Leitura – Sala de aula – Estratégias
Estudantes – Ensino fundamental –Proficiência leitora
Literary reading – Elementary school
Reader training
Reading – Classroom – Strategies
Students – Elementary school – Reading proficiency
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Letras(Português) - Licenciatura
Citação: AQUINO, Edivania Rocha Oliveira. Presença da leitura literária em sala de aula: averiguações em uma escola do sertão alagoano. 2025. 59 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Letras – Português) - Faculdade de Letras, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16709
Data do documento: 20-jun-2024
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS (PORTUGUÊS) - FALE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Presença da leitura literária em sala de aula averiguações em uma escola do sertão alagoano.pdf966.28 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.