Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16709
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Santos, Vanusia Amorim Pereira dos | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0841641614487512 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Oliveira, Ana Ximenes Gomes de | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4031225164034816 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Santos, James Washington Alves dos | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/1497163644785616 | pt_BR |
dc.creator | Aquino, Edivania Rocha Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2025-08-05T21:24:13Z | - |
dc.date.available | 2025-06-03 | - |
dc.date.available | 2025-08-05T21:24:13Z | - |
dc.date.issued | 2024-06-20 | - |
dc.identifier.citation | AQUINO, Edivania Rocha Oliveira. Presença da leitura literária em sala de aula: averiguações em uma escola do sertão alagoano. 2025. 59 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Letras – Português) - Faculdade de Letras, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16709 | - |
dc.description.abstract | This course conclusion work had as main objective to investigate the presence of literary reading in Portuguese language classes in 8th year elementary school classes in a school in the interior of Alagoas. The methodologies used were qualitative and quantitative research to measure the students' level of reading proficiency. Questionnaires were administered among teachers and students to understand the teaching-learning context in the chosen classes. As a theoretical contribution, we used Abramovich (1997), Amorim (2022), Cosson (2014), Dalvi (2013), Lajolo (1993), among others, in addition to official documents referring to Brazilian educational legislation. We detected that the observed teachers approach literary texts in their classrooms, but with limited frequency. With regard to students, we noticed little attraction for reading and literature classes, requiring a more engaging teaching practice, guided by strategies aligned with the age group involved, so that they can identify with and enjoy the act of reading. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Alagoas | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Curso de Letras(Português) - Licenciatura | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFAL | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Leitura literária – Ensino fundamenta | pt_BR |
dc.subject | Formação de leitores | pt_BR |
dc.subject | Leitura – Sala de aula – Estratégias | pt_BR |
dc.subject | Estudantes – Ensino fundamental –Proficiência leitora | pt_BR |
dc.subject | Literary reading – Elementary school | pt_BR |
dc.subject | Reader training | pt_BR |
dc.subject | Reading – Classroom – Strategies | pt_BR |
dc.subject | Students – Elementary school – Reading proficiency | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | pt_BR |
dc.title | Presença da leitura literária em sala de aula: averiguações em uma escola do sertão alagoano | pt_BR |
dc.title.alternative | Presence of literary reading in the classroom: investigations in a school in the backlands of Alagoas | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho de conclusão de curso teve como objetivo principal averiguar a presença da leitura literária nas aulas de língua portuguesa em turmas de 8º ano do Ensino Fundamental numa escola do interior alagoano. As metodologias utilizadas foram pesquisas qualitativa e quantitativa para mensurar o nível de proficiência leitora dos estudantes. Foram aplicados questionários entre os docentes e discentes para entender o contexto de ensino-aprendizagem nas turmas escolhidas. Como aporte teórico, usamos Abramovich (1997), Amorim (2022), Cosson (2014), Dalvi (2013), Lajolo (1993), dentre outros, além de documentos oficiais referentes à legislação educacional brasileira. Detectamos que as professoras observadas abordam textos literários em suas salas, porém com frequência limitada. No que diz respeito aos alunos, percebemos pouca atração pelas aulas de leitura e literatura, sendo necessária uma prática docente mais envolvente, pautada por estratégias alinhadas com a faixa-etária envolvida, para que essa possa se identificar e tomar gosto pelo ato de ler. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS (PORTUGUÊS) - FALE |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Presença da leitura literária em sala de aula averiguações em uma escola do sertão alagoano.pdf | 966.28 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.