00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - FALE Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS (PORTUGUÊS) - FALE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16709
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Santos, Vanusia Amorim Pereira dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0841641614487512pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, Ana Ximenes Gomes de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4031225164034816pt_BR
dc.contributor.referee2Santos, James Washington Alves dos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1497163644785616pt_BR
dc.creatorAquino, Edivania Rocha Oliveira-
dc.date.accessioned2025-08-05T21:24:13Z-
dc.date.available2025-06-03-
dc.date.available2025-08-05T21:24:13Z-
dc.date.issued2024-06-20-
dc.identifier.citationAQUINO, Edivania Rocha Oliveira. Presença da leitura literária em sala de aula: averiguações em uma escola do sertão alagoano. 2025. 59 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Letras – Português) - Faculdade de Letras, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16709-
dc.description.abstractThis course conclusion work had as main objective to investigate the presence of literary reading in Portuguese language classes in 8th year elementary school classes in a school in the interior of Alagoas. The methodologies used were qualitative and quantitative research to measure the students' level of reading proficiency. Questionnaires were administered among teachers and students to understand the teaching-learning context in the chosen classes. As a theoretical contribution, we used Abramovich (1997), Amorim (2022), Cosson (2014), Dalvi (2013), Lajolo (1993), among others, in addition to official documents referring to Brazilian educational legislation. We detected that the observed teachers approach literary texts in their classrooms, but with limited frequency. With regard to students, we noticed little attraction for reading and literature classes, requiring a more engaging teaching practice, guided by strategies aligned with the age group involved, so that they can identify with and enjoy the act of reading.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Letras(Português) - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLeitura literária – Ensino fundamentapt_BR
dc.subjectFormação de leitorespt_BR
dc.subjectLeitura – Sala de aula – Estratégiaspt_BR
dc.subjectEstudantes – Ensino fundamental –Proficiência leitorapt_BR
dc.subjectLiterary reading – Elementary schoolpt_BR
dc.subjectReader trainingpt_BR
dc.subjectReading – Classroom – Strategiespt_BR
dc.subjectStudents – Elementary school – Reading proficiencypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.titlePresença da leitura literária em sala de aula: averiguações em uma escola do sertão alagoanopt_BR
dc.title.alternativePresence of literary reading in the classroom: investigations in a school in the backlands of Alagoaspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEste trabalho de conclusão de curso teve como objetivo principal averiguar a presença da leitura literária nas aulas de língua portuguesa em turmas de 8º ano do Ensino Fundamental numa escola do interior alagoano. As metodologias utilizadas foram pesquisas qualitativa e quantitativa para mensurar o nível de proficiência leitora dos estudantes. Foram aplicados questionários entre os docentes e discentes para entender o contexto de ensino-aprendizagem nas turmas escolhidas. Como aporte teórico, usamos Abramovich (1997), Amorim (2022), Cosson (2014), Dalvi (2013), Lajolo (1993), dentre outros, além de documentos oficiais referentes à legislação educacional brasileira. Detectamos que as professoras observadas abordam textos literários em suas salas, porém com frequência limitada. No que diz respeito aos alunos, percebemos pouca atração pelas aulas de leitura e literatura, sendo necessária uma prática docente mais envolvente, pautada por estratégias alinhadas com a faixa-etária envolvida, para que essa possa se identificar e tomar gosto pelo ato de ler.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS (PORTUGUÊS) - FALE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Presença da leitura literária em sala de aula averiguações em uma escola do sertão alagoano.pdf966.28 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.