00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16671
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Saraiva, Marina Rebeca de Oliveira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2765870601121879pt_BR
dc.contributor.referee1Marcolino, Suzana-
dc.contributor.referee2Santos, Ana Maria dos-
dc.creatorRodrigues, Maria Caroline Santos Almeida-
dc.date.accessioned2025-08-02T17:31:29Z-
dc.date.available2025-08-02-
dc.date.available2025-08-02T17:31:29Z-
dc.date.issued2025-06-05-
dc.identifier.citationRODRIGUES, Maria Caroline Santos Almeida. Interação escola-família: análise dos desafios e caminhos para a cooperação. 2025. 48 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16671-
dc.description.abstractBased on a literature review, this paper aims to analyze issues related to the implications of the cooperative relationship between school and family in the integral development of the child. It starts from the observation that, historically, the Brazilian educational model still prioritizes the cognitive dimension to the detriment of social, affective and ethical aspects. It also proposes to identify and reflect on the actions that provide rapprochement between these two social institutions. Concepts about this relationship are explored through documentary and descriptive research, using qualitative methods, divided into sociological and educational approaches, presenting research on children and childhood and socializing spaces; also discussing the evolution, conceptualization and social function of both family and school; in addition, it reflects on the school-family relationship in its cooperative aspect, analyzing, then, family involvement in school, the conflicts that exist between parents and teachers and, finally, it deals with who is responsible for building this cooperative relationship. The research is based on authors such as Freire, Wallon, Bronfenbrenner and Durkheim, whose contributions allow us to reflect on the limits of a pedagogical practice focused on the transmission of content and the importance of co responsibility among educational agents. In this study, based on a qualitative and reflective approach, families and schools are irreplaceable partners who work together, share goals and recognize that through genuine and respectful collaboration, everyone involved (teachers, parents and students) wins, overcoming the logic of content and promoting a dialogical, sensitive and humanizing educational action.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Pedagogia - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectInfânciapt_BR
dc.subjectFunção social da escolapt_BR
dc.subjectFunção social da famíliapt_BR
dc.subjectRelação escola-famíliapt_BR
dc.subjectDesenvolvimento integralpt_BR
dc.subjectParceria educativapt_BR
dc.subjectChildhoodpt_BR
dc.subjectSocial functionspt_BR
dc.subjectSchool-family relationshippt_BR
dc.subjectIntegral developmentpt_BR
dc.subjectEducation partnershippt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleInteração Escola-Família: análise dos desafios e caminhos para a cooperaçãopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoCom base em uma revisão de Literatura, este trabalho tem como objetivo analisar questões relacionadas às implicações da relação cooperativa entre escola e família no desenvolvimento integral da criança. Parte-se da constatação de que, historicamente, o modelo educacional brasileiro ainda prioriza a dimensão cognitiva em detrimento de aspectos sociais, afetivos e éticos. Se propondo, também, a identificar e fazer uma reflexão sobre as ações que proporcionam a aproximação entre essas duas instituições sociais. Conceitos sobre essa relação são explorados por meio de pesquisa documental e descritiva, utilizando métodos qualitativos, divididos em enfoque sociológico e educacional, apresentando pesquisas sobre a criança e infância e os espaços socializadores; discutindo, ainda, sobre a evolução, conceituação e função social tanto da família quanto da escola; além disso, é refletido sobre a relação escola-família na sua vertente cooperativa, analisando, então, o envolvimento familiar na escola, os conflitos existentes entre os pais e professoras e, por fim, trata-se sobre a quem compete a responsabilidade de construir essa relação cooperativa. A pesquisa fundamenta-se em autores como Freire, Wallon, Bronfenbrenner e Durkheim, cuja contribuição permite refletir os limites de uma prática pedagógica centrada na transmissão de conteúdos e a importância da corresponsabilidade entre os agentes educativos. Neste estudo, com base em uma abordagem qualitativa e reflexiva, as famílias e as escolas são parceiros insubstituíveis que trabalham em conjunto, partilham objetivos e reconhecem que através de uma colaboração genuína e respeitosa, todos os envolvidos (professores, pais e alunos) ganham, superando a lógica conteudista e promovendo uma ação educativa dialógica, sensível e humanizadora.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Interacao escola-familia - analise dos desafios e caminhos para a cooperacao.pdf541.07 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.