00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICHCA - INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS, COMUNICAÇÃO E ARTES TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - ICHCA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - RELAÇÕES PÚBLICAS - ICHCA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16664
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Neves, Manoella Maria Pinto Moreira das-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3169740241773273pt_BR
dc.contributor.referee1Callou, Manuela Rau de Almeida-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3942948953364610pt_BR
dc.contributor.referee2Barros, Janaina Galdino de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4458964595349160pt_BR
dc.creatorSilva, Camila Bianca Artaza da-
dc.creatorSilva, Mylena Jardel-
dc.date.accessioned2025-07-31T17:01:34Z-
dc.date.available2025-07-31-
dc.date.available2025-07-31T17:01:34Z-
dc.date.issued2024-12-03-
dc.identifier.citationSILVA, Camila Bianca Artaza da; SILVA, Mylena Jardel. Desenvolvimento de estratégias de marketing digital para potencializar a presença online e o engajamento de clientes: estudo de caso da essencial lingerie. 2025. 50 f. Trabalho de Conclusão do Curso (Bacharelado em Relações Públicas) - Instituto de Ciências, Humanas, Comunicação e Artes, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16664-
dc.description.abstractThe purpose of this study was to explore and suggest digital marketing strategies to strengthen the online presence and improve customer relationships at the Essencial Lingerie store. Using the Case Study methodology, the store's digital marketing practices were analyzed, areas that needed improvement were identified, and actions focused on personalized service and efficient use of social media, especially Instagram and WhatsApp, were developed. The research emphasized the importance of improving positioning on social media, creating relevant and visually appealing content to increase engagement and brand visibility. The study steps included defining the case and objectives, collecting detailed data on the store's current situation, and competitive analysis of digital marketing strategies. Based on the application of the 4Ps of marketing and Philip Kotler's theories (2017), action plans and content for social media were developed, aiming at an organized and aesthetically cohesive profile on Instagram. The implementation of the strategies involved promotional campaigns and the organization of social media profiles, followed by monitoring and evaluating performance indicators, such as followers, engagement, and sales. Analysis of customer feedback allowed for continuous adjustments and improvements in the strategies adopted. In conclusion, the study reinforces the importance of a well-structured digital marketing strategy, highlighting that personalized service and attractive visual communication are fundamental for success in the digital market. The strategies developed strengthened the online presence and the relationship with customers, preparing the store for future expansions.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Relações Públicas - Bachareladopt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRelações Públicaspt_BR
dc.subjectMarketingpt_BR
dc.subjectVendapt_BR
dc.subjectEssencial Lingeriept_BR
dc.subjectDigital Marketingpt_BR
dc.subjectSocial Mediapt_BR
dc.subjectOnline Presencept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDApt_BR
dc.titleDesenvolvimento de estratégias de marketing digital para potencializar a presença online e o engajamento de clientes: estudo de caso da essencial lingeriept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO objetivo deste estudo foi explorar e sugerir estratégias de marketing digital para fortalecer a presença online e melhorar o relacionamento com os clientes da loja Essencial Lingerie. Utilizando a metodologia de Estudo de Caso, foram analisadas as práticas de marketing digital da loja, identificadas as áreas que precisavam de melhorias e desenvolvidas ações focadas no atendimento personalizado e no uso eficiente das mídias sociais, especialmente Instagram e WhatsApp. A pesquisa enfatiza a importância de melhorar o posicionamento nas mídias sociais, criando conteúdo relevante e visualmente atrativo para aumentar o engajamento e a visibilidade da marca. As etapas do estudo incluíram a definição do caso e dos objetivos, coleta de dados detalhados sobre a situação atual da loja e análise competitiva das estratégias de marketing digital. Com base na aplicação dos 4Ps do marketing e das teorias de Philip Kotler (2017), foram desenvolvidos planos de ação e conteúdos para mídias sociais, visando um perfil organizado e esteticamente coeso no Instagram. A implementação das estratégias envolveu campanhas promocionais e organização dos perfis nas mídias sociais, seguidas do monitoramento e avaliação de indicadores de desempenho, como seguidores, engajamento e vendas. A análise do feedback dos clientes permitiu ajustes e melhorias contínuas nas estratégias adotadas. O estudo reforça a importância de uma estratégia de marketing digital bem estruturada, destacando que o atendimento personalizado e a comunicação visual atrativa são fundamentais para o sucesso no mercado digital. As estratégias desenvolvidas fortaleceram a presença online e o relacionamento com os clientes, preparando a loja para futuras expansões.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - RELAÇÕES PÚBLICAS - ICHCA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Desenvolvimento de estratégias de marketing digital para potencializar a presença online e o engajamento de clientes_estudo de caso da essencial lingerie.pdfDesenvolvimento de estratégias de marketing digital para potencializar a presença online e o engajamento de clientes: estudo de caso da essencial lingerie625.83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.