00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16660
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Sales, Mônica Patrícia da Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2200661405627951pt_BR
dc.contributor.referee1Francisco, Deise Juliana-
dc.contributor.referee2Oliveira, Jorge Eduardo de-
dc.creatorVieira, Viviane Bruna Lopes-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2777396153341114pt_BR
dc.date.accessioned2025-07-31T14:02:14Z-
dc.date.available2025-07-26-
dc.date.available2025-07-31T14:02:14Z-
dc.date.issued2025-06-05-
dc.identifier.citationVIEIRA, Viviane Bruna Lopes; SALES, Mônica Patrícia da Silva. Profissional de apoio escolar na rede municipal de Maceió: primeiras aproximações. 2025. 30 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16660-
dc.description.abstractThis article aims to identify the profile of School Support Professionals (PAEs) and analyze the main challenges faced by these professionals in the context of school inclusion of atypical students in Maceió. The research is based on legislation and authors who understand inclusion as a process of transforming the school to fully address diversity and guarantee the right to learning for all students. Key legal frameworks referenced include documents such as the Law of Guidelines and Bases of National Education (LDB), the National Education Plan (PNE), the Municipal Education Plan of Maceió, the Maceió Special Education Guide (2016), the Salamanca Statement (1994), and the Statute of the Child and Adolescent (ECA, 1990). The methodology adopted was quantitative research, through the application of a structured questionnaire to 52 School Support Professionals working in Maceió’s municipal school system. The responses were organized and analyzed using descriptive statistics to identify patterns and trends in the performance of these professionals. The results show that many PAEs work in isolation, with little training and institutional support, which weakens the implementation of inclusive education. The study highlights the urgent need for public policies that promote continuing education, collaborative planning, and institutional recognition of PAEs as key agents in promoting educational equity.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Pedagogia - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectProfissional de apoio escolarpt_BR
dc.subjectEstudantes atípicospt_BR
dc.subjectInclusionpt_BR
dc.subjectSchool support professionalpt_BR
dc.subjectAtypical studentspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleProfissional de apoio escolar na rede municipal de Maceió: primeiras aproximações.pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEste artigo tem como objetivo identificar o perfil dos Profissionais de Apoio Escolar (PAEs) e analisar os principais desafios enfrentados por esses profissionais no contexto da inclusão escolar de estudantes atípicos em Maceió. A pesquisa fundamenta-se em legislações e em autores que compreendem a inclusão como um processo de transformação da escola, com vistas a atender à diversidade em sua totalidade e a garantir o direito à aprendizagem para todos os estudantes. Dentre os principais referenciais legais utilizados estão documentos como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), o Plano Nacional de Educação (PNE), o Plano Municipal de Educação de Maceió, o Guia de Educação Especial de Maceió (2016), a Declaração de Salamanca (1994) e o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA, 1990). A abordagem adotada foi a pesquisa quantitativa, com a aplicação de questionário estruturado a 52 Profissionais de Apoio Escolar atuantes na rede municipal de Maceió. As respostas foram organizadas e analisadas por meio de estatística descritiva, com o intuito de identificar padrões e tendências sobre a atuação desses profissionais. Os resultados revelam que muitos PAEs atuam de forma isolada, com pouca formação e articulação institucional, o que fragiliza a efetivação da inclusão escolar. O estudo evidencia a urgência de políticas públicas que promovam a formação continuada, o planejamento colaborativo e o reconhecimento institucional do PAE como agente fundamental na promoção da equidade educacional.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Profissional de apoio escolar na rede municipal de Maceio - primeiras aproximacoes.pdf1.21 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.