00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16638
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Santos, Weider Alberto Costa-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8737821765668655pt_BR
dc.contributor.referee1Mercado, Elisângela Leal de Oliveira-
dc.contributor.referee2Mercado, Luís Paulo Leopoldo-
dc.creatorFreire, Ana Beatriz Gomes-
dc.creatorOliveira, Mardoqueu Otaviano de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2149073710463412pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7072298014085144pt_BR
dc.date.accessioned2025-07-27T00:57:27Z-
dc.date.available2025-07-26-
dc.date.available2025-07-27T00:57:27Z-
dc.date.issued2025-05-30-
dc.identifier.citationFREIRE, Ana Beatriz Gomes; OLIVEIRA, Mardoqueu Otaviano de; SANTOS, Weider Alberto Costa. A gestão escolar na construção do projeto político-pedagógico: análise bibliométrica da produção científica de 2015-2025. 2025. 24 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16638-
dc.description.abstractThis study consists of a survey of evidence regarding the work carried out by school management in the development of the Political-Pedagogical Project (PPP). Its objective is to identify, within the scientific academic production from 2015 to 2025, how school management operates in the process of constructing the PPP through bibliometric research. The literature review resulting from the bibliometric study conducted using databases such as Capes, SciELO, the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD), and the Education Resources Information Center (ERIC) structures the information flow and organizes the landscape of scientific production by outlining the body of knowledge produced on the researched topic. As a descriptive parameter, the analysis of the collected data includes the impact factor and the identification of patterns or trends. The results indicate a still modest increase in the number of academic works that directly address the selected descriptors, revealing gaps that hinder guidance and clarification regarding the role of school management in the development of the PPP. This research aims to contribute to the mapping of scientific production in this field and to provide support for future investigations, helping to understand and identify possible transformations in the theoretical and practical approaches to school management and the process of constructing the PPP in schools.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Pedagogia - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAnálise biblométricapt_BR
dc.subjectGestão escolarpt_BR
dc.subjectProjeto político-pedagógicopt_BR
dc.subjectBibliometric analysispt_BR
dc.subjectSchool managementpt_BR
dc.subjectPolitical-pedagogical projectpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleA gestão escolar na construção do projeto político-pedagógico: análise bibliométrica da produção científica de 2015-2025pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho consiste num levantamento de evidências em relação ao trabalho desenvolvido pela gestão escolar na construção do projeto político-pedagógico (PPP). Tem como objetivo identificar, na produção acadêmica científica de 2015 á 2025, como ocorre o trabalho da Gestão Escolar no processo de construção do PPP por meio da pesquisa bibliométrica. A revisão de literatura decorrente do estudo bibliométrico, realizado nas bases de dados do período da Capes, SciELO, Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD e EducationResourcesInformation Center (ERIC), estrutura o fluxo de informações e organiza o cenário da produção científica, ao demarcar os saberes produzidos sobre a temática pesquisada. Enquanto parâmetro descritivo, a análise dos dados coletados compreende o fator de impacto e a identificação de padrões ou tendências. Os resultados apontam para um avanço ainda tímido no quantitativo de trabalhos acadêmicos que abordam diretamente os descritores utilizados, evidenciando lacunas que impactam na ausência de direcionamento e esclarecimento do papel da gestão escolar na construção do PPP. Trata-se de uma pesquisa que busca contribuir no mapeamento da produção científica nesse campo e oferece subsídios para o desenvolvimento de futuras investigações, compreenderem e identificarem possíveis transformações nas abordagens teóricas e práticas de gestão escolar e no processo de construção do PPP nas escolas.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A gestao escolar na construcao do projeto politico-pedagogico - analise bibliometrica da producao cientifica de 2015-2025.pdfA gestão escolar na construção do projeto político-pedagógico: análise bibliométrica da produção científica de 2015-2025979.21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.