00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Torres, Andresso Marques-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5767546693723657pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Ana Karla Loureiro da-
dc.contributor.referee2Silva, Manoel Santos da-
dc.creatorSilva, Maria Tereza da-
dc.date.accessioned2025-07-14T15:24:00Z-
dc.date.available2025-07-11-
dc.date.available2025-07-14T15:24:00Z-
dc.date.issued2024-11-21-
dc.identifier.citationSILVA, Maria Tereza da. Permanência escolar na Ejai: olhares e dizeres dos sujeitos idosos.2025. 16f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16562-
dc.description.abstractnão tempt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Pedagogia - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEJAIpt_BR
dc.subjectPermanência escolarpt_BR
dc.subjectMaceió-Apt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titlePermanência escolar na Ejai: olhares e dizeres dos sujeitos idosospt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEste artigo tem como objetivo compreender, por meio das narrativas dos sujeitos da EJAI, em Maceió, Alagoas, as práticas acionadas para permanecerem estudando. Metodologicamente, partimos da pesquisa qualitativa, cujos procedimentos teórico-empíricos basearam-se em autores que discutem a permanência escolar na Educação de Jovens e Adultos, seguido de coleta de dados por meio de entrevista, com dois sujeitos idosos que estavam, na época da pesquisa (2023), matriculados em uma escola pública municipal. Os achados permitiram que identificássemos sentimentos e motivos diversos que fazem com que os interlocutores tomassem a decisão de retornar e continuar os estudos, a exemplo das redes de solidariedade entre amigos, ou mesmo entre companheiros de matrimônio. As narrativas revelaram, ainda, a trajetória de negação de direitos, de modo que as ressonâncias desse passado também lampejam no presente. A escola foi vista como um lugar de lazer, e divertimento, de modo que esse sentido outorga outros horizontes para as práticas que ocorrem em seu interior.pt_BR
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