00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IM - INSTITUTO DE MATEMÁTICA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IM Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - MATEMÁTICA - IM
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16539
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Monteiro, Lúcia Cristina Silveira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7348098729151581pt_BR
dc.contributor.referee1Barros, Amauri da Silva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2316330818429673pt_BR
dc.contributor.referee2Jesus, Isadora Maria de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4902162993813481pt_BR
dc.creatorCardoso, Flávio Ferreira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2646929263977655pt_BR
dc.date.accessioned2025-07-10T16:46:15Z-
dc.date.available2025-07-08-
dc.date.available2025-07-10T16:46:15Z-
dc.date.issued2024-08-27-
dc.identifier.citationCARDOSO, Flávio Ferreira. Matemática significativa e metodologias ativas: promovendo engajamento e compreensão a partir da linguagem como conhecimento prévio. 2025. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Instituto de Matemática, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16539-
dc.description.abstractThis academic study seeks to explore the importance of meaningful learning in the area of mathematics, highlighting how the construction of knowledge can positively influence student development. Meaningful learning is based on the idea that knowledge is constructed actively, relating it to previous experiences and attributing meaning to mathematical concepts. To this end, theories of meaningful learning, such as Ausubel's, and pedagogical strategies that facilitate the construction of meaning by students will be addressed. Practical examples of how meaningful learning can be applied to different mathematical content will also be presented. Finally, an analysis of the benefits of meaningful learning for student development will be carried out, considering indicators such as motivation, conceptual understanding and problem solving. It is hoped that this study can provide support for educators and teachers in promoting more effective and meaningful mathematics education.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Matemática - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAprendizagem significativapt_BR
dc.subjectEducação matemáticapt_BR
dc.subjectMetodologias ativas de ensinopt_BR
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEstudantes - Desenvolvimentopt_BR
dc.subjectMeaningful learningpt_BR
dc.subjectMathematics educationpt_BR
dc.subjectActive teaching methodologiespt_BR
dc.subjectMathematics - Study and teachingpt_BR
dc.subjectStudents - Developmentpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.titleMatemática significativa e metodologias ativas: promovendo engajamento e compreensão a partir da linguagem como conhecimento préviopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEste trabalho busca explorar a importância da aprendizagem significativa na área da matemática, destacando como a construção de conhecimento pode influenciar positivamente no desenvolvimento dos alunos. A aprendizagem significativa se baseia na ideia de que o conhecimento é construído de forma ativa, relacionando-o com experiências prévias e atribuindo significado aos conceitos atemáticos. Para isso, serão abordadas teorias da aprendizagem significativa, como a de Ausubel, e estratégias pedagógicas que facilitam a construção de significado pelos alunos. Serão também apresentados exemplos práticos de como a aprendizagem significativa pode ser aplicada em diferentes conteúdos matemáticos. Por fim, será realizada uma análise dos benefícios da aprendizagem significativa para o desenvolvimento dos alunos, considerando indicadores como motivação, compreensão conceitual e resolução de problemas. Espera-se que esse estudo possa fornecer subsídios para educadores e professores na promoção de uma educação matemática mais efetiva e significativa.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - MATEMÁTICA - IM



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.