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http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16497
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Educação financeira: uma análise bibliométrica no período de 2017 a 2022 |
Autor(es): | Silva, Diogo Alessander do Carmo |
Primeiro Orientador: | Silva, Edilson dos Santos |
metadata.dc.contributor.referee1: | Fernandes, Ana Paula Lima Marques |
metadata.dc.contributor.referee2: | Levino, Natallya de Almeida |
Resumo: | A presente pesquisa foca em investigar a produção científica mundial sobre educação financeira, considerada a combinação de conscientização, compreensão, habilidades, ações e comportamentos essenciais para tomar decisões financeiras e alcançar a independência financeira. Através da análise bibliométrica de artigos publicados na Web of Science entre 2017 e 2022, foram identificados os países mais produtivos, o número de produção anual e os tipos de documentos predominantes. Os resultados indicam uma concentração de pesquisas nos Estados Unidos, enquanto o Brasil, embora com uma produção significativa, apresenta oportunidades para aprofundar o estudo da educação financeira em diversas áreas. Sendo constatado que há um consenso sobre a importância da educação financeira para melhorar a qualidade de vida das pessoas. Enquanto a diversificação de autores de diferentes instituições demonstra um esforço mútuo para promover essa área de conhecimento, apesar das variações nas abordagens metodológicas. Sugerindo que futuras pesquisas empreendam um estudo meticuloso dos métodos e fundamentos teóricos das investigações anteriores. |
Abstract: | This research focuses on investigating the global scientific production on financial education, which is considered the combination of awareness, understanding, skills, actions, and behaviors essential for making financial decisions and achieving financial independence. Through bibliometric analysis of articles published in the Web of Science between 2017 and 2022, the most productive countries, the number of annual production, and the predominant types of documents were identified. The results indicate a concentration of research in the United States, while Brazil, despite having a significant production, presents opportunities to deepen the study of financial education in several areas. It is evident that there is a consensus on the importance of financial education in improving people's quality of life. While the diversity of authors from different institutions demonstrates a mutual effort to promote this area of knowledge, despite variations in methodological approaches, it suggests that future research should undertake a meticulous study of the methods and theoretical foundations of previous investigations. |
Palavras-chave: | Educação financeira Finanças pessoais Comportamento financeiro Bibliometria Gestão financeira Financial education Personal finance Bibliometrics |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Administração - Bacharelado |
Citação: | SILVA, Diogo Alessander do Carmo. Educação financeira: uma análise bibliométrica no período de 2017 a 2022. 2025. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) – Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16497 |
Data do documento: | 31-out-2024 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - ADMINISTRAÇÃO - FEAC |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Educação financeira_uma análise bibliométrica no período de 2017 a 2022.pdf | Educação financeira: uma análise bibliométrica no período de 2017 a 2022 | 790.61 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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