00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FEAC - FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - FEAC Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - ADMINISTRAÇÃO - FEAC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16497
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Silva, Edilson dos Santos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9314379911392966pt_BR
dc.contributor.referee1Fernandes, Ana Paula Lima Marques-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5321776711537016pt_BR
dc.contributor.referee2Levino, Natallya de Almeida-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2495024004949828pt_BR
dc.creatorSilva, Diogo Alessander do Carmo-
dc.date.accessioned2025-07-08T20:31:49Z-
dc.date.available2024-07-08-
dc.date.available2025-07-08T20:31:49Z-
dc.date.issued2024-10-31-
dc.identifier.citationSILVA, Diogo Alessander do Carmo. Educação financeira: uma análise bibliométrica no período de 2017 a 2022. 2025. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) – Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16497-
dc.description.abstractThis research focuses on investigating the global scientific production on financial education, which is considered the combination of awareness, understanding, skills, actions, and behaviors essential for making financial decisions and achieving financial independence. Through bibliometric analysis of articles published in the Web of Science between 2017 and 2022, the most productive countries, the number of annual production, and the predominant types of documents were identified. The results indicate a concentration of research in the United States, while Brazil, despite having a significant production, presents opportunities to deepen the study of financial education in several areas. It is evident that there is a consensus on the importance of financial education in improving people's quality of life. While the diversity of authors from different institutions demonstrates a mutual effort to promote this area of knowledge, despite variations in methodological approaches, it suggests that future research should undertake a meticulous study of the methods and theoretical foundations of previous investigations.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Administração - Bachareladopt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação financeirapt_BR
dc.subjectFinanças pessoaispt_BR
dc.subjectComportamento financeiropt_BR
dc.subjectBibliometriapt_BR
dc.subjectGestão financeirapt_BR
dc.subjectFinancial educationpt_BR
dc.subjectPersonal financept_BR
dc.subjectBibliometricspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
dc.titleEducação financeira: uma análise bibliométrica no período de 2017 a 2022pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa foca em investigar a produção científica mundial sobre educação financeira, considerada a combinação de conscientização, compreensão, habilidades, ações e comportamentos essenciais para tomar decisões financeiras e alcançar a independência financeira. Através da análise bibliométrica de artigos publicados na Web of Science entre 2017 e 2022, foram identificados os países mais produtivos, o número de produção anual e os tipos de documentos predominantes. Os resultados indicam uma concentração de pesquisas nos Estados Unidos, enquanto o Brasil, embora com uma produção significativa, apresenta oportunidades para aprofundar o estudo da educação financeira em diversas áreas. Sendo constatado que há um consenso sobre a importância da educação financeira para melhorar a qualidade de vida das pessoas. Enquanto a diversificação de autores de diferentes instituições demonstra um esforço mútuo para promover essa área de conhecimento, apesar das variações nas abordagens metodológicas. Sugerindo que futuras pesquisas empreendam um estudo meticuloso dos métodos e fundamentos teóricos das investigações anteriores.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - ADMINISTRAÇÃO - FEAC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Educação financeira_uma análise bibliométrica no período de 2017 a 2022.pdfEducação financeira: uma análise bibliométrica no período de 2017 a 2022790.61 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.