Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16489
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Inteligências multiplas: no processo de ensino e aprendizagem nas aulas de geografia |
Autor(es): | Martins, Adriana Pereira |
Primeiro Orientador: | Pinto, Kinsey Santos |
metadata.dc.contributor.referee1: | Falcão, Nivaneide Alves de Melo |
metadata.dc.contributor.referee2: | Gois, Laís Susana de Souza |
Resumo: | Este trabalho aborda a aplicação da teoria das Inteligências Múltiplas no ensino de Geografia nas escolas públicas de Atalaia Alagoas, com o intuito de criar um ambiente educacional mais inclusivo e adaptado às diversas formas de aprendizagem dos alunos. A teoria das Inteligências Múltiplas, proposta por Howard Gardner, sugere que diferentes formas de inteligência influenciam como os indivíduos aprendem e interagem com o conteúdo educacional. Este estudo investiga como essas inteligências podem ser aplicadas para superar os desafios encontrados em contextos com recursos limitados. A pesquisa busca entender como essas metodologias podem ser adaptadas e aplicadas de forma eficaz em ambientes com recursos reduzidos, contribuindo para a melhoria do ensino e promoção de uma educação mais inclusiva. Os objetivos incluem analisar a aplicação da teoria no ensino de Geografia, identificar metodologias utilizadas, avaliar sua eficácia no engajamento dos alunos, e propor diretrizes para implementação em contextos semelhantes. Seguindo da premissa das abordagens dos conceitos da teoria e sua aplicação no ensino. A exploração das estratégias práticas para incorporar as inteligências múltiplas no ensino de Geografia. E por fim, apresentar análises dos resultados obtidos e suas implicações. A conclusão destaca as contribuições do estudo para a prática pedagógica e propõe recomendações para futuras pesquisas. A Geografia no currículo escolar desempenha um papel fundamental no crescimento cognitivo, social e cultural dos estudantes, equipando-os com as habilidades necessárias para compreender e interagir com o ambiente ao seu redor. Mais do que um simples exercício de memorização de fatos geográficos, a Geografia ensina os alunos a analisarem e interpretar as diversas características espaciais e suas inter-relações. |
Abstract: | This paper addresses the application of the theory of Multiple Intelligences in Geography teaching in public schools in Atalaia Alagoas, with the aim of creating a more inclusive educational environment tailored to the diverse learning styles of students. The theory of Multiple Intelligences, proposed by Howard Gardner, suggests that different forms of intelligence influence how individuals learn and interact with educational content. This study investigates how these intelligences can be applied to overcome challenges found in contexts with limited resources. The research seeks to understand how these methodologies can be effectively adapted and applied in resource-constrained environments, contributing to the improvement of education and the promotion of a more inclusive learning experience. The objectives include analyzing the application of the theory in Geography teaching, identifying the methodologies used, evaluating their effectiveness in engaging students, and proposing guidelines for implementation in similar contexts. Following the premise of addressing the concepts of the theory and its application in teaching, the exploration of practical strategies to incorporate multiple intelligences into Geography teaching, and finally, presenting analyses of the results obtained and their implications. The conclusion highlights the study's contributions to pedagogical practice and proposes recommendations for future research. Geography in the school curriculum plays a fundamental role in the cognitive, social, and cultural growth of students, equipping them with the necessary skills to understand and interact with their surrounding environment. More than a mere exercise in memorizing geographical facts, Geography teaches students to analyze and interpret various spatial characteristics and their interrelationships. |
Palavras-chave: | Práticas pedagógicas - Inovação Diversidade de aprendizagem Educação - geografia Innovative pedagogical practices Learning diversity Inclusive geographic education |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Geografia - Licenciatura |
Citação: | MARTINS, Adriana Pereira. Inteligências multiplas: no processo de ensino e aprendizagem nas aulas de geografia. 2025. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) – Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16489 |
Data do documento: | 25-nov-2024 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - GEOGRAFIA - IGDEMA |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Inteligências multiplas_no processo de ensino e aprendizagem nas aulas de geografia.pdf | Inteligências multiplas: no processo de ensino e aprendizagem nas aulas de geografia | 956.71 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.