00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IGDEMA - INSTITUTO DE GEOGRAFIA, DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IGDEMA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - GEOGRAFIA - IGDEMA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16489
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Pinto, Kinsey Santos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5810985948735723pt_BR
dc.contributor.referee1Falcão, Nivaneide Alves de Melo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7278647844201903pt_BR
dc.contributor.referee2Gois, Laís Susana de Souza-
dc.creatorMartins, Adriana Pereira-
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/0655759365424047pt_BR
dc.date.accessioned2025-07-07T20:14:59Z-
dc.date.available2024-07-07-
dc.date.available2025-07-07T20:14:59Z-
dc.date.issued2024-11-25-
dc.identifier.citationMARTINS, Adriana Pereira. Inteligências multiplas: no processo de ensino e aprendizagem nas aulas de geografia. 2025. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) – Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16489-
dc.description.abstractThis paper addresses the application of the theory of Multiple Intelligences in Geography teaching in public schools in Atalaia Alagoas, with the aim of creating a more inclusive educational environment tailored to the diverse learning styles of students. The theory of Multiple Intelligences, proposed by Howard Gardner, suggests that different forms of intelligence influence how individuals learn and interact with educational content. This study investigates how these intelligences can be applied to overcome challenges found in contexts with limited resources. The research seeks to understand how these methodologies can be effectively adapted and applied in resource-constrained environments, contributing to the improvement of education and the promotion of a more inclusive learning experience. The objectives include analyzing the application of the theory in Geography teaching, identifying the methodologies used, evaluating their effectiveness in engaging students, and proposing guidelines for implementation in similar contexts. Following the premise of addressing the concepts of the theory and its application in teaching, the exploration of practical strategies to incorporate multiple intelligences into Geography teaching, and finally, presenting analyses of the results obtained and their implications. The conclusion highlights the study's contributions to pedagogical practice and proposes recommendations for future research. Geography in the school curriculum plays a fundamental role in the cognitive, social, and cultural growth of students, equipping them with the necessary skills to understand and interact with their surrounding environment. More than a mere exercise in memorizing geographical facts, Geography teaches students to analyze and interpret various spatial characteristics and their interrelationships.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Geografia - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPráticas pedagógicas - Inovaçãopt_BR
dc.subjectDiversidade de aprendizagempt_BR
dc.subjectEducação - geografiapt_BR
dc.subjectInnovative pedagogical practicespt_BR
dc.subjectLearning diversitypt_BR
dc.subjectInclusive geographic educationpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIApt_BR
dc.titleInteligências multiplas: no processo de ensino e aprendizagem nas aulas de geografiapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEste trabalho aborda a aplicação da teoria das Inteligências Múltiplas no ensino de Geografia nas escolas públicas de Atalaia Alagoas, com o intuito de criar um ambiente educacional mais inclusivo e adaptado às diversas formas de aprendizagem dos alunos. A teoria das Inteligências Múltiplas, proposta por Howard Gardner, sugere que diferentes formas de inteligência influenciam como os indivíduos aprendem e interagem com o conteúdo educacional. Este estudo investiga como essas inteligências podem ser aplicadas para superar os desafios encontrados em contextos com recursos limitados. A pesquisa busca entender como essas metodologias podem ser adaptadas e aplicadas de forma eficaz em ambientes com recursos reduzidos, contribuindo para a melhoria do ensino e promoção de uma educação mais inclusiva. Os objetivos incluem analisar a aplicação da teoria no ensino de Geografia, identificar metodologias utilizadas, avaliar sua eficácia no engajamento dos alunos, e propor diretrizes para implementação em contextos semelhantes. Seguindo da premissa das abordagens dos conceitos da teoria e sua aplicação no ensino. A exploração das estratégias práticas para incorporar as inteligências múltiplas no ensino de Geografia. E por fim, apresentar análises dos resultados obtidos e suas implicações. A conclusão destaca as contribuições do estudo para a prática pedagógica e propõe recomendações para futuras pesquisas. A Geografia no currículo escolar desempenha um papel fundamental no crescimento cognitivo, social e cultural dos estudantes, equipando-os com as habilidades necessárias para compreender e interagir com o ambiente ao seu redor. Mais do que um simples exercício de memorização de fatos geográficos, a Geografia ensina os alunos a analisarem e interpretar as diversas características espaciais e suas inter-relações.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - GEOGRAFIA - IGDEMA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Inteligências multiplas_no processo de ensino e aprendizagem nas aulas de geografia.pdfInteligências multiplas: no processo de ensino e aprendizagem nas aulas de geografia956.71 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.