00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FAMED - FACULDADE DE MEDICINA MONOGRAFIAS DE ESPECIALIZAÇÃO (LATO SENSU) - FAMED Trabalho de Conclusão de Curso - ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE PÚBLICA, COM ÊNFASE NA INTERPROFISSIONALIDADE - FAMED
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16465
Tipo: Especialização
Título: Proposta de recurso educacional interativo como estratégia de educação para saúde de diabéticos insulino-dependentes
Autor(es): Misael, Jailton Rocha
Primeiro Orientador: Assis, Tereza Angélica Lopes de
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Siqueira, Theresa Cristina de Albuquerque
metadata.dc.contributor.referee1: Vasconcelos, Priscila Nunes de
metadata.dc.contributor.referee2: Taveira, Maria das Graças Monte Mello
Resumo: Introdução: O Diabetes Mellitus (DM) apresenta elevada prevalência em todo o mundo, com grandes impactos no campo da saúde pública, sendo uma patologia que evolui com complicações de curto e longo prazo. Demanda continuamente estratégias de prevenção e melhoria da qualidade de vida das pessoas com DM principalmente no contexto do autocuidado. Local da intervenção: O presente estudo será desenvolvido a Atenção Primária à Saúde (APS) do SUS no município de Capela – Alagoas. Situação problema: Elevado quantitativo de pessoas com DM adscritos na APS da cidade de Capela. Percebe-se no âmbito hospitalar, uma grande demanda de atendimento às complicações e eventos de hipo/hiperglicemia de pessoas com DM insulino-dependentes. Justificativa: Importância de ações educativas interativas e virtuais que promovam o autocuidado de pessoas com DM. Objetivo: Desenvolver um recurso educacional interativo sobre DM com orientações para os usuários com DM, insulino-dependentes, familiares e/ou cuidadores. Metodologia: Trata-se de uma intervenção longitudinal, mediada por um estudo metodológico, visando a confecção e proposição de um recurso educacional interativo intitulado “Cuidados na Diabetes e com a Insulina”, com audiovisuais e de transição de objetos de domínio e acesso público em ambientes digitais. Resultados esperados: Espera-se que o público alvo participe ativamente da proposta terapêutica com ações de autocuidado e mudanças nos hábitos de vida, de modo a prevenir complicações do DM. Considerações finais: O desenvolvimento de ações transversais e educativas nas práticas cotidianas da APS reafirma a necessidade da prevenção e minimização de complicações do DM.
Abstract: Introduction: Diabetes Mellitus (DM) has a high prevalence worldwide, with great impacts in the field of public health, being a pathology that evolves with short and long term complications. It continually demands prevention strategies and improving the quality of life of people with DM, especially in the context of self-care. Intervention site: This study will be developed the Primary Health Care (PHC) of the SUS in the city of Capela - Alagoas. Problem situation: High number of people with DM enrolled in the PHC in the city of Capela. It is noticed in the hospital context, a great demand for care to complications and events of hypo/hyperglycemia of people with insulin-dependent DM. Justification: The importance of interactive and virtual educational actions that promote self-care for people with DM. Objective: To develop an interactive educational resource with guidance for users with DM, insulin-dependents, family members and/or caregivers. Methodology: This is a longitudinal intervention, mediated by a methodological study, aimed at making and proposing an interactive educational resource entitled "Diabetes and Insulin Care", with audiovisual and transition objects of domain and public access in digital environments. Expected results: The target audience is expected to actively participate in the therapeutic proposal with self-care actions and changes in lifestyle habits, in order to prevent DM complications. Final considerations: The development of transversal and educational actions in the daily practices of PHC reaffirms the need for prevention and minimization of DM complications.
Palavras-chave: Educação em saúde
Promoção da saúde
Autocuidado
Diabetes Mellitus
Diabéticos
Health education
Health promotion
Self-care
Diabetics
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Especialização em Saúde Pública, com ênfase na Interprofissionalidade
Citação: MISAEL, Jailton Rocha. Proposta de recurso educacional interativo como estratégia de educação para saúde de diabéticos insulino-dependentes. 2025. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Saúde Pública com ênfase na Interprofissionalidade) - Faculdade de Medicina, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16465
Data do documento: 13-nov-2021
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE PÚBLICA, COM ÊNFASE NA INTERPROFISSIONALIDADE - FAMED



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.