00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FAMED - FACULDADE DE MEDICINA MONOGRAFIAS DE ESPECIALIZAÇÃO (LATO SENSU) - FAMED Trabalho de Conclusão de Curso - ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE PÚBLICA, COM ÊNFASE NA INTERPROFISSIONALIDADE - FAMED
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16465
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Assis, Tereza Angélica Lopes de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4409072863116209pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Siqueira, Theresa Cristina de Albuquerque-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0017188152071755pt_BR
dc.contributor.referee1Vasconcelos, Priscila Nunes de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7402783508759474pt_BR
dc.contributor.referee2Taveira, Maria das Graças Monte Mello-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1362997695876413pt_BR
dc.creatorMisael, Jailton Rocha-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4249933815147651pt_BR
dc.date.accessioned2025-07-07T17:53:25Z-
dc.date.available2025-07-07-
dc.date.available2025-07-07T17:53:25Z-
dc.date.issued2021-11-13-
dc.identifier.citationMISAEL, Jailton Rocha. Proposta de recurso educacional interativo como estratégia de educação para saúde de diabéticos insulino-dependentes. 2025. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Saúde Pública com ênfase na Interprofissionalidade) - Faculdade de Medicina, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16465-
dc.description.abstractIntroduction: Diabetes Mellitus (DM) has a high prevalence worldwide, with great impacts in the field of public health, being a pathology that evolves with short and long term complications. It continually demands prevention strategies and improving the quality of life of people with DM, especially in the context of self-care. Intervention site: This study will be developed the Primary Health Care (PHC) of the SUS in the city of Capela - Alagoas. Problem situation: High number of people with DM enrolled in the PHC in the city of Capela. It is noticed in the hospital context, a great demand for care to complications and events of hypo/hyperglycemia of people with insulin-dependent DM. Justification: The importance of interactive and virtual educational actions that promote self-care for people with DM. Objective: To develop an interactive educational resource with guidance for users with DM, insulin-dependents, family members and/or caregivers. Methodology: This is a longitudinal intervention, mediated by a methodological study, aimed at making and proposing an interactive educational resource entitled "Diabetes and Insulin Care", with audiovisual and transition objects of domain and public access in digital environments. Expected results: The target audience is expected to actively participate in the therapeutic proposal with self-care actions and changes in lifestyle habits, in order to prevent DM complications. Final considerations: The development of transversal and educational actions in the daily practices of PHC reaffirms the need for prevention and minimization of DM complications.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Especialização em Saúde Pública, com ênfase na Interprofissionalidadept_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação em saúdept_BR
dc.subjectPromoção da saúdept_BR
dc.subjectAutocuidadopt_BR
dc.subjectDiabetes Mellituspt_BR
dc.subjectDiabéticospt_BR
dc.subjectHealth educationpt_BR
dc.subjectHealth promotionpt_BR
dc.subjectSelf-carept_BR
dc.subjectDiabeticspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDEpt_BR
dc.titleProposta de recurso educacional interativo como estratégia de educação para saúde de diabéticos insulino-dependentespt_BR
dc.typeEspecializaçãopt_BR
dc.description.resumoIntrodução: O Diabetes Mellitus (DM) apresenta elevada prevalência em todo o mundo, com grandes impactos no campo da saúde pública, sendo uma patologia que evolui com complicações de curto e longo prazo. Demanda continuamente estratégias de prevenção e melhoria da qualidade de vida das pessoas com DM principalmente no contexto do autocuidado. Local da intervenção: O presente estudo será desenvolvido a Atenção Primária à Saúde (APS) do SUS no município de Capela – Alagoas. Situação problema: Elevado quantitativo de pessoas com DM adscritos na APS da cidade de Capela. Percebe-se no âmbito hospitalar, uma grande demanda de atendimento às complicações e eventos de hipo/hiperglicemia de pessoas com DM insulino-dependentes. Justificativa: Importância de ações educativas interativas e virtuais que promovam o autocuidado de pessoas com DM. Objetivo: Desenvolver um recurso educacional interativo sobre DM com orientações para os usuários com DM, insulino-dependentes, familiares e/ou cuidadores. Metodologia: Trata-se de uma intervenção longitudinal, mediada por um estudo metodológico, visando a confecção e proposição de um recurso educacional interativo intitulado “Cuidados na Diabetes e com a Insulina”, com audiovisuais e de transição de objetos de domínio e acesso público em ambientes digitais. Resultados esperados: Espera-se que o público alvo participe ativamente da proposta terapêutica com ações de autocuidado e mudanças nos hábitos de vida, de modo a prevenir complicações do DM. Considerações finais: O desenvolvimento de ações transversais e educativas nas práticas cotidianas da APS reafirma a necessidade da prevenção e minimização de complicações do DM.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE PÚBLICA, COM ÊNFASE NA INTERPROFISSIONALIDADE - FAMED



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.