00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16432
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O uso das tecnologias digitais na educação: desafios e possibilidades no contexto pós-pandêmico
Autor(es): Silva, Drumon José Araújo
Gomes Neto, Renato Silva
Primeiro Orientador: Francisco, Deise Juliana
metadata.dc.contributor.referee1: Massetto, Débora Cristina
metadata.dc.contributor.referee2: Santos, Weider Alberto Costa
Resumo: As Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação (TDICs) têm se tornado fundamentais no cenário atual, impulsionando transformações significativas em diversos setores, especialmente na educação. A pandemia da Covid-19 acelerou a adoção dessas tecnologias, tornando-as essenciais para a continuidade do ensino e da aprendizagem em um mundo cada vez mais conectado. Além de facilitar o acesso ao conhecimento, as TDICs também promovem a inovação pedagógica e a inclusão digital, desempenhando um papel crucial na preparação dos estudantes para os desafios do século XXI. Nesse sentido, o presente trabalho tem como objetivo analisar o papel das TDICs da Informação e da Comunicação (TDICs) na educação pós-pandemia, destacando as transformações e os desafios enfrentados pelas instituições de ensino. O presente estudo discorrerá, a partir de uma Revisão Sistemática de Literatura (RSL), acerca dos impactos das tecnologias na prática pedagógica, abordando como professores e alunos se adaptaram às novas ferramentas e plataformas digitais. Para tanto, respaldamo-nos nos aportes teóricos dos seguintes pesquisadores: Souza e Souza (2022), Hickmann et al. (2022), Brito e Martins (2023), entre outros. Esta pesquisa conta com um corpus de 8 trabalhos acadêmicos, entre eles: 7 dissertações de mestrado e 1 tese de doutorado, cuja plataforma de busca foi a Biblioteca Nacional de Teses e Dissertações. Diante disso, levantamos a hipótese de que os resultados indicarão que, embora o uso de TDICs tenha ampliado as possibilidades de ensino e aprendizagem, há uma necessidade urgente de investimentos em infraestrutura, capacitação continuada e estratégias pedagógicas para garantir a qualidade da educação. Portanto, acreditamos que as TDICs desempenharão um papel central na educação do futuro, exigindo uma reconfiguração dos métodos tradicionais de ensino e aprendizagem.
Abstract: Digital Information and Communication Technologies (DICTs) have become fundamental in the current context, driving significant transformations across various sectors, especially in education. The Covid-19 pandemic accelerated the adoption of these technologies, making them essential for the continuity of teaching and learning in an increasingly connected world. In addition to facilitating access to knowledge, DICTs also promote pedagogical innovation and digital inclusion, playing a crucial role in preparing students for the challenges of the 21st century. In this regard, the present study aims to analyze the role of Digital Information and Communication Technologies in post-pandemic education, highlighting the transformations and challenges faced by educational institutions. This research will examine, through a Systematic Literature Review (SLR), the impact of these technologies on pedagogical practices, focusing on how teachers and students have adapted to new digital tools and platforms. To achieve this, the study is grounded in the theoretical contributions of researchers such as Souza e Souza (2022), Hickmann et al. (2022), and Brito e Martins (2023), among others. The research corpus consists of 8 academic works, including 7 master’s theses and 1 doctoral dissertation, sourced from the National Library of Theses and Dissertations. Based on these premises, we hypothesize that the results will indicate that while the use of DICTs has expanded the possibilities for teaching and learning, there is an urgent need for investments in infrastructure, ongoing teacher training, and pedagogical strategies to ensure quality education. Therefore, we believe that DICTs will play a central role in the future of education, requiring a reconfiguration of traditional teaching and learning methods.
Palavras-chave: Contemporaneidade
TDICs
Educação
Ensino e Aprendizagem
Contemporary
Education
Teaching and learning
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Pedagogia - Licenciatura
Citação: SILVA, Drumon José Araújo; GOMES NETO, Renato Silva. O uso das tecnologias digitais na educação: desafios e possibilidades no contexto pós-pandêmico. 2025. 23 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16432
Data do documento: 18-nov-2024
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O uso das tecnologias digitais na educação_desafios e possibilidades no contexto pós-pandêmico.pdfO uso das tecnologias digitais na educação: desafios e possibilidades no contexto pós-pandêmico401.73 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.