00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16415
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Do brincar ao alfabetizar e letrar: a ludicidade como uma ferramenta de ensino e aprendizagem
Autor(es): Santos, Aryanne Mayara Delmiro dos
Silva, Lilia Mariana de França
Primeiro Orientador: Luis, Suzana Maria Barrios
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Sandra Regina Paz da
metadata.dc.contributor.referee2: Sales, Mônica Patrícia
Resumo: O presente artigo tem como objetivo discutir o papel teórico-metodológico de práticas lúdicas de alfabetização e letramento a partir de uma experiência de estágio supervisionado em Alfabetização e Letramento do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Alagoas. Trata-se de uma análise de natureza qualitativa, que discutiu sobre as contribuições de um projeto de ensino que desenvolveu três sequências didáticas de alfabetização e letramento com uso de parlendas em uma turma de primeiro ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de Maceió - AL. O trabalho faz uma análise acerca dessa experiência, a partir da articulação teórica de produções de estudiosos, como Soares (1999; 2016; 2017; 2020), Kleiman (1995; 2005), Galperin (2001), Marcuschi (2003), Kishimoto (1996; 2010), Vygotsky (1984), entre outros. Em vista dos objetivos e da perspectiva teórica adotados, o artigo analisa o processo de planejamento e desenvolvimento das sequências didáticas, por meio das quais os estudantes estiveram como centro do trabalho pedagógico, vivenciando um ambiente lúdico e motivador, protagonizado pelos mesmos. Em suma, este trabalho mostra que as sequências didáticas desenvolvidas permitiram que as crianças avançassem na aquisição do sistema de escrita alfabética, desfrutando do prazer de brincar e da leitura enquanto situações socioculturais a partir do ambiente escolar. Em vista disso, o estágio supervisionado configurou-se como experiência formativa significativa de diagnóstico da sala de aula, planejamento, produção de material didático e regência no âmbito da alfabetização e letramento.
Abstract: This article aims to discuss the theoretical-methodological role of playful literacy practices based on a supervised internship experience in Literacy and Literacy in the Pedagogy Course at the Universidade Federal de Alagoas. This is a qualitative analysis, which discussed the contributions of a teaching project that developed three literacy didactic sequences using narratives in a first-year elementary school class at a public school in Maceió - AL. The work analyzes this experience, based on the theoretical articulation of productions by scholars, such as Soares (1999; 2016; 2017; 2020), Kleiman (1995; 2005), Galperin (2001), Marcuschi (2003), Kishimoto ( 1996; 2010), Vygotsky (1984), among others. In view of the objectives and theoretical perspective adopted, the article analyzes the process of planning and developing didactic sequences, through which students were at the center of the pedagogical work, experiencing a playful and motivating environment, led by them. In short, this work shows that the didactic sequences developed allowed children to advance in the acquisition of the alphabetic writing system, enjoying the pleasure of playing and reading as sociocultural situations within the school environment. In view of this, the supervised internship was configured as a significant formative experience of classroom diagnosis, planning, production of teaching material and conducting in the field of literacy.
Palavras-chave: Alfabetização e Letramento
Ludicidade
Estágio Supervisionado
Literacy
Playfulness
Supervised Internship
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Pedagogia - Licenciatura
Citação: SANTOS, Aryanne Mayara Delmiro dos; SILVA, Lília Mariana de França. Do brincar ao alfabetizar e letrar: a ludicidade como uma ferramenta de ensino e aprendizagem. 2025. 27 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16415
Data do documento: 12-nov-2024
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Do brincar ao alfabetizar e letrar_a ludicidade como uma ferramenta de ensino e aprendizagem.pdfDo brincar ao alfabetizar e letrar: a ludicidade como uma ferramenta de ensino e aprendizagem5.25 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.