Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16413
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | As contribuições dos jogos e brincadeiras no desenvolvimento da criança na educação infantil |
Título(s) alternativo(s): | The contributions of games and play to child development in early childhood education |
Autor(es): | Santos, Annycelma Procópio dos Oliveira, Rosélia Pacífico de |
Primeiro Orientador: | Ferraz, Eraldo de Souza |
metadata.dc.contributor.referee1: | Lima, Fernanda Lins de |
metadata.dc.contributor.referee2: | Santos, Roselito de Oliveira |
Resumo: | O presente estudo visa analisar e destacar a importância dos jogos e brincadeiras no processo de desenvolvimento das crianças na Educação Infantil. O problema que norteia este estudo é delineado a partir da seguinte questão: Quais as contribuições que as brincadeiras e jogos oferecem ao desenvolvimento da criança durante a educação infantil? A metodologia empregada a pesquisa qualitativa que consistiu em uma revisão de literatura. Foram utilizados descritores como "Brincar", "Educação Infantil", "Jogo" e "Lúdico". A busca por artigos foi realizada nas bases de dados da SciELO e da CAPES, com o intuito de obter uma ampla variedade de estudos relevantes sobre o tema. Os jogos e brincadeiras desempenham um papel fundamental no desenvolvimento da criança na educação infantil, oferecendo diversas contribuições importantes. Em primeiro lugar, estimulam o desenvolvimento cognitivo, auxiliando a criança a desenvolver habilidades como raciocínio lógico, memória, atenção e resolução de problemas. Além disso, promovem o desenvolvimento social ao proporcionar oportunidades para interação em grupo, compartilhamento, respeito às regras e trabalho em equipe, fomentando habilidades sociais essenciais. No aspecto emocional, as brincadeiras permitem que a criança expresse suas emoções, estimula a criatividade, ensina a lidar com frustrações e a enfrentar diferentes situações de forma saudável. No que diz respeito ao desenvolvimento motor, os jogos e brincadeiras contribuem para aprimorar a coordenação motora, equilíbrio, agilidade e força física das crianças. Além disso, através dos jogos, as crianças aprendem a respeitar regras, a lidar com limites e a compreender a importância do respeito mútuo e da cooperação. Essas contribuições são fundamentais para um aprendizado significativo e prazeroso durante a educação infantil. |
Abstract: | The present study aims to analyze and highlight the importance of games and play in the development process of children in Early Childhood Education. The problem that guides this study is outlined from the following question: What contributions do games offer to the child's development during early childhood education? The methodology used was qualitative research that consisted of a literature review. Descriptors such as "Play", "Early Childhood Education", "Game" and "Playful" were used. The search for articles was carried out in the SciELO and CAPES databases, in order to obtain a wide variety of relevant studies on the subject. Games play a fundamental role in the development of children in early childhood education, offering several important contributions. First, they stimulate cognitive development, helping the child develop skills such as logical reasoning, memory, attention, and problem- solving. In addition, they promote social development by providing opportunities for group interaction, sharing, respect for rules and teamwork, fostering essential social skills. In the emotional aspect, games allow the child to express their emotions, stimulate creativity, teach them to deal with frustrations and face different situations in a healthy way. With regard to motor development, games and play contribute to improving children's motor coordination, balance, agility and physical strength. In addition, throug games, children learn to respect rules, deal with limits, and understand the importance of mutual respect and cooperation. These contributions are fundamental for meaningful and pleasurable learning during early childhood education. |
Palavras-chave: | Brincar Jogos Educação infantil Ludicidade Playing Games Early childhood education Playfulness |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Pedagogia - Licenciatura |
Citação: | SANTOS, Annycelma Procópio dos; OLIVEIRA, Rosélia Pacífico de; FERRAZ, Eraldo de Souza. As contribuições dos jogos e brincadeiras no desenvolvimento da criança na educação infantil. 2025. 21 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2025. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16413 |
Data do documento: | 30-abr-2025 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
As contribuicoes dos jogos e brincadeiras no desenvolvimento da crianca na educacao infantil.pdf | 399.66 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.