00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16387
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Torres, Andresso Marques-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5767546693723657pt_BR
dc.contributor.referee1Gléria, Ana Carolina Coutinho-
dc.contributor.referee2Silva, Jeane Félix da-
dc.creatorPorfírio, Brendha Victória da Silva Batista-
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/9939771692629614pt_BR
dc.date.accessioned2025-06-15T13:05:37Z-
dc.date.available2025-06-13-
dc.date.available2025-06-15T13:05:37Z-
dc.date.issued2025-04-09-
dc.identifier.citationPORÍFIRIO, Brendh Victória da Silva Batista; TORRES, Andresso Marques. Didática e EJA: mapeamento da produção acadêmica na última década (2014-2024). 2025. 19 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16387-
dc.description.abstractThis article aims to analyze the production of knowledge on Didactics in Adult Education (EJA) published in journals over the past decade (2014-2024), with the purpose of understanding how this production contributes to the pedagogical field of EJA. The guiding question for this study was: How is the production of knowledge on Didactics in EJA, published in journals over the last decade (2014-2024), configured? To answer this question and achieve the proposed objectives, a qualitative approach was adopted, following the bibliographic research method outlined by Lima and Mioto (2007). Through a survey and analysis of articles, the findings indicate that academic production on Didactics in this modality remains limited. Although Didactics in EJA has been the subject of studies, significant challenges persist, such as the lack of specific teacher training and the predominance of traditional teaching methods. The analyzed articles converge on the idea that pedagogical practices in EJA must be transformed, valuing students' life experiences and promoting emancipatory and inclusive education. It is concluded that Didactics in EJA should be rethought from a perspective that recognizes students as historical subjects and fosters the collective construction of knowledge.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Pedagogia - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDidáticapt_BR
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectProdução do conhecimentopt_BR
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.subjectDidacticspt_BR
dc.subjectAdult educationpt_BR
dc.subjectKnowledge productionpt_BR
dc.subjectPedagogical practicept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleDidática e EJA: mapeamento da produção acadêmica na última década (2014-2024)pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO presente artigo busca analisar a produção do conhecimento sobre a Didática na Educação de Jovens e Adultos (EJA) divulgada em periódicos, dentro do recorte da última década (2014-2024), no sentido de compreender de que forma essa produção contribui para o campo pedagógico da EJA. Para tanto, partiu-se da seguinte problematização: Como se configura a produção do conhecimento sobre Didática na EJA divulgada em periódicos na última década (2014-2024)? Para responder à pergunta e alcançar os objetivos propostos, optou-se pela abordagem qualitativa, seguindo o método da pesquisa bibliográfica proposto por Lima e Mioto (2007). A partir do levantamento e análise dos artigos, os achados apontam que a produção acadêmica sobre a Didática nessa modalidade ainda é escassa e embora a Didática na EJA tenha sido objeto de estudos, ainda há desafios significativos a serem superados, como a falta de formação docente específica e a predominância de métodos tradicionais de ensino. Os artigos analisados convergem na ideia de que a prática pedagógica na EJA precisa ser transformada, valorizando as experiências de vida dos educandos e promovendo uma educação emancipadora e inclusiva. Conclui-se que a Didática na EJA deve ser repensada a partir de uma perspectiva que reconheça os estudantes como sujeitos históricos e que promova a construção coletiva do conhecimento.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Didatica e EJA - mapeamento da producao academica da ultima decada - 2014-2024.pdfDidática e EJA: mapeamento da produção acadêmica da última década (2014-2024)252.23 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.