00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16358
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Sales, Mônica Patrícia da Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp:l/lattes.cnpq.bri220066 1 405627951pt_BR
dc.contributor.referee1Mercado, Elisangela Leal de Oliveira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2713240004237441pt_BR
dc.contributor.referee2Maynart, Renata da Costa-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2491547246152213pt_BR
dc.creatorTenório, Manuela Herculano-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8367721727804020pt_BR
dc.date.accessioned2025-06-09T13:58:30Z-
dc.date.available2025-06-09-
dc.date.available2025-06-09T13:58:30Z-
dc.date.issued2024-04-04-
dc.identifier.citationTENÓRIO, Manuela Herculano. Pedagogia hospitalar: relato de experiência narrada e vivida no projeto de extensão “Crescer, HUPAA/UFAL”. 2025. 17 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16358-
dc.description.abstractThis article aims to identify the challenges and pedagogical possibilities in caring for children and adolescents who are hospitalized and unable to attend the regular education classroom. More specifically, we sought to discuss the historical and legal path of Hospital Pedagogy and analyze the experience lived in the extension project “Growing: pedagogical support for hospitalized children and adolescents and/or with chronic illnesses” at the Hospital Universitário Alberto Antunes–HUPAA –UFAL. The work was developed through qualitative and descriptive research, through which we described and analyzed the experiences lived in the extension project. The research result shows that the pedagogue's experience in a hospital environment is fundamental for hospitalized children and adolescents, requiring professionals to be more involved in their work. The extension activities carried out in the Hospital Class allowed us to understand that the pedagogue's role is broad and diverse and that the educational practice developed in the hospital environment lacks a humanized perspective and a playful practice that encourages the participation and integration of children and adolescents in the construction of the knowledge and logical reasoning.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Pedagogia - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectClasse hospitalarpt_BR
dc.subjectPedagogia hospitalarpt_BR
dc.subjectSpecial educationpt_BR
dc.subjectHospital classpt_BR
dc.subjectHospital pedagoguept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titlePedagogia hospitalar: relato de experiência narrada e vivida no projeto de extensão “Crescer, HUPAA/UFAL”pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEste artigo tem como objetivo identificar os desafios e possibilidades pedagógicas no atendimento às crianças e adolescentes que se encontram hospitalizados e ficam impossibilitados de frequentar a sala de aula do ensino regular. De forma mais específica, buscou-se discutir o percurso histórico e legal da Pedagogia Hospitalar e analisar a experiência vivida no projeto de extensão “Crescer: acompanhamento pedagógico às crianças e adolescentes hospitalizados e/ou com doenças crônicas” no Hospital Universitário Alberto Antunes–HUPAA–UFAL. O trabalho se desenvolveu por meio de uma pesquisa de natureza qualitativa e descritiva, através da qual descrevemos e analisamos as experiências vividas no projeto de extensão. O resultado da pesquisa evidencia que a vivência do pedagogo em ambiente hospitalar é fundamental para crianças e adolescentes hospitalizados exigindo dos profissionais um envolvimento maior com o trabalho. As atividades extensionistas vividas na Classe Hospitalar permitiram compreender que a atuação do pedagogo é ampla e diversificada e que a prática educativa desenvolvida no ambiente hospitalar carece de um olhar humanizado e de uma prática lúdica que estimule a participação e integração das crianças e adolescentes na construção do conhecimento e raciocínio lógico.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Pedagogia hospitalar_relato de experiência narrada e vivida no projeto de extensão Crescer, HUPAA-UFAL.pdfPedagogia hospitalar: relato de experiência narrada e vivida no projeto de extensão “Crescer, HUPAA/UFAL”305.17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.