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http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16348
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | A classe hospitalar na visão dos familiares de estudantes em regime de internação para tratamento de saúde |
Título(s) alternativo(s): | The hospital class from the perspective of family members of students admitted for health treatment |
Autor(es): | Vieira, Cibelle de Jesus Gomes Gomes, Jocilane Ferreira Silva |
Primeiro Orientador: | Mercado, Elisângela Leal de Oliveira |
metadata.dc.contributor.referee1: | Silva, Paola Ribeiro da |
metadata.dc.contributor.referee2: | Sales, Mônica Patrícia da Silva |
Resumo: | O presente estudo teve como objetivo analisar as percepções dos familiares de estudantes em regime de internação para tratamento de saúde sobre o serviço de Classe Hospitalar na garantia do direito à educação. Baseado nos estudos e pesquisas realizadas por Fontes (2005), Matos e Mugiatti (2012), Melo e Lima (2015), Medeiros (2018), Santos, Conceição e Cavalcanti (2019), Lima e Prado (2021), Mercado (2022) sobre Classe Hospitalar, a oferta do serviço, a função docente e o trabalho educacional-pedagógico em ambiente hospitalar, abrangendo a análise da legislação nacional e o contexto histórico-político do cenário educacional dos estudantes em tratamento de saúde no Estado de Alagoas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de cunho descritivo, do tipo estudo de caso. Realizada no Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HUPAA), em Maceió-Alagoas. Adotou como procedimentos e instrumentos metodológicos: a entrevista semiestruturada, realizada com os familiares; observação participante e registro em diário de campo dos momentos de atendimento pedagógico realizado com os estudantes em regime de internação e seus acompanhantes. A análise foi construída a partir das vozes dos familiares acerca da Classe Hospitalar, do atendimento pedagógico no hospital e do papel dos professores no desempenho de uma prática docente voltada aos estudantes em tratamento de saúde. Os resultados obtidos demonstram que a Classe Hospitalar é um direito previsto na legislação brasileira, que ainda não foi efetivado no contexto alagoano como política pública. As famílias reconhecem a importância do atendimento pedagógico no ambiente hospitalar, valorizam as estratégias pedagógicas relacionadas ao estudante em tratamento de saúde, alegando a contribuição que é dada a esse estudante para evitar a evasão, a repetência e o abandono escolar, auxiliando-o na reinserção à escola a cada alta hospitalar. |
Abstract: | The present study aimed to analyze the perceptions of family members of students admitted for health treatment about the Hospital Class service in guaranteeing the right to education. Based on studies and research carried out by Fontes (2005), Matos and Mugiatti (2012), Melo and Lima (2015), Medeiros (2018), Santos; Conceição and Cavalcanti (2019), Lima and Prado (2021), Mercado (2022) on Hospital Class, the provision of the service, the teaching function and the educational-pedagogical work in a hospital environment, covering the analysis of national legislation and the historical-political context of the educational scenario of students undergoing health treatment in the State of Alagoas. This is qualitative descriptive research, of the case study type. It was carried out at the Professor Alberto Antunes University Hospital (HUPAA), in Maceió-Alagoas. It was adopted as procedures and methodological instruments: semi-structured interviews, carried out with family members, participant observation and recording in a field diary of the moments of pedagogical care carried out with students in hospitalization and their companions. The analysis was constructed based on the voices of family members about the hospital class, the pedagogical care in the hospital and the role of teachers in carrying out a teaching practice aimed at students undergoing health treatment. The results obtained demonstrate that the hospital class is a right provided for in Brazilian legislation, which has not yet been implemented in the context of Alagoas as public policy. Families recognize the importance of pedagogical care in the hospital environment, value pedagogical strategies related to students undergoing health treatment, claiming the contribution that is given to these students to avoid evasion, repetition and school dropout, helping them to reintegrate into school with each hospital discharge. |
Palavras-chave: | Educação especial Classe hospitalar Família Special education Hospital class Family |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Pedagogia - Licenciatura |
Citação: | VIEIRA, Cibelle de Jesus Gomes; GOMES, Jocilane Ferreira Silva; MERCADO, Elisângela Leal de Oliveira. A classe hospitalar na visão dos familiares de estudantes em regime de internação para tratamento de saúde. 2025. 26 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2025. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16348 |
Data do documento: | 20-mai-2025 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU |
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