00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16339
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Tomaz, Jerzui Mendes Torres-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0642903869243215pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, José Eduardo-
dc.contributor.referee2Ramos, Rodrigo Pimentel Gomes-
dc.creatorSantos, Ana Luísa dos Reis-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8640095507799982pt_BR
dc.date.accessioned2025-06-06T13:06:51Z-
dc.date.available2025-06-06-
dc.date.available2025-06-06T13:06:51Z-
dc.date.issued2025-05-29-
dc.identifier.citationSANTOS, Ana Luíza dos Reis; TOMAZ, Jerzuí Mendes Torres. Aspectos do processo de inclusão de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na alfabetização, em uma escola da rede particular de ensino em Maceió - Alagoas. 2025. 24 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16339-
dc.description.abstractThis article aims to discuss the process of including children with autism during the literacy phase in private schools. Despite the existence of various laws designed to improve educational practices for students with disabilities, it is known that not all educational institutions provide adequate structural conditions, specialized teacher training, and instruction directed toward better integration of these individuals into school life and into society, which, since its origin, has exhibited exclusionary characteristics. This bibliographic research is based on the reading and analysis of works by authors whose contributions are 5relevant to this area of education, thus providing greater support for the study. The adopted methodology is qualitative in nature, seeking information that may influence future actions in society. The analysis is fundamentally based on the studies of Marcos Mazzotta (2005), Sassaki (1999), and Freire (2008). Furthermore, international declarations and official documents contribute to this investigation, such as the Convention on the Rights of Persons with Disabilities (2006), the Salamanca Statement (1994), the Law of Guidelines and Bases (1961 and 1971), and the 1988 Federal Constitution.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Pedagogia - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEduação especialpt_BR
dc.subjectTranstorno do Espectro Autista (TEA)pt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectSpecial educationpt_BR
dc.subjectAutismpt_BR
dc.subjectInclusionpt_BR
dc.subjectLiteracypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleAspectos no processo de inclusão de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na alfabetização em uma escola na rede particular em Maceió-Alagoaspt_BR
dc.title.alternativeAspects of the process of including children with Autism Spectrum Disorder (ASD) in literacy at a private school in Maceió-Alagoaspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEste artigo objetiva discutir o processo de inclusão de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), na fase de alfabetização, em escolas da rede privada. Mesmo com a existência de diversas legislações destinadas a aprimorar as práticas educacionais para estudantes com deficiência, sabe-se que nem todas as instituições de ensino oferecem condições estruturais adequadas, formação docente especializada e um ensino direcionado à melhor integração desses indivíduos na escola e como cidadãos em uma sociedade que, desde sua origem, apresenta características excludentes. Esta pesquisa bibliográfica se fundamenta na leitura e análise de obras de autores cujas contribuições são relevantes para essa área da educação, garantindo maior embasamento ao estudo. A metodologia adotada possui natureza qualitativa, buscando informações que possam orientar ações futuras na sociedade. A análise se apoia fundamentalmente nos estudos de Marcos Mazzotta (2005), Sassaki (1999) e Freire (2008). Além disso, declarações mundiais e documentos oficiais contribuem para a investigação, tais como a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (2006), a Declaração de Salamanca (1994), a Lei de Diretrizes e Bases (1961 e 1971) e a Constituição Federal de 1988.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Aspectos do processo de inclusao de criancas com transtorno do espectro autista - TEA - na alfabetizacao....pdfAspectos do processo de inclusão de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na alfabetização, em uma escola da rede particular de ensino em Maceió - Alagoas460.24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.