00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A representação da educação do campo na obra literária "São Bernardo" de Graciliano Ramos
Título(s) alternativo(s): The representation of rural education in the literary work "São Bernardo" by Graciliano Ramos
Autor(es): Miranda, Alice Nayara da Silva
Santos, Carolayne de Lima
Primeiro Orientador: Oliveira, Ana Maria Vergne de Morais
metadata.dc.contributor.referee1: Souza, Silvana Paulina de
metadata.dc.contributor.referee2: Ferreira, José Raildo Vicente
Resumo: Este artigo tem a intenção de contribuir para a representação da Educação do Campo, em conjunto com a obra literária São Bernardo, de Graciliano Ramos. O texto inicia com o relato do surgimento da expressão “educação do campo” e discorre sobre as leis pertinentes a essa importante modalidade de educação, explicando quem é a população rural e seu perfil socioeconômico, demonstrando que há uma grande desigualdade entre os meios rural e urbano. O artigo contém reflexões teórico-conceituais preliminares sobre educação do campo, tendo como metodologia a pesquisa bibliográfica, com a proposta dos estudos de textos impressos, nos quais são buscadas as informações necessárias para avançar na compreensão sobre a educação do campo. Essa modalidade de Educação visa incluir camponeses, quilombolas, indígenas e pessoas vinculadas ao trabalho no meio rural como parte da população do campo. A educação do campo também é uma prática social pautada na luta dos trabalhadores rurais; assim, os aspectos pedagógicos e metodológicos devem considerar o perfil dessas pessoas. Porém, a realidade é que, no âmbito das políticas públicas para a educação do campo, existem inúmeros problemas que precisam ser urgentemente enfrentados e resolvidos. Na obra São Bernardo, o autor narra o descaso do protagonista Paulo Honório com a educação formal, a qual não vê utilidade alguma, considerando desnecessária a existência de uma escola em sua fazenda. No entanto, essa escola é construída com o objetivo de produzir alguns indivíduos capazes de obter o título de eleitor. Apesar de a ideia de escola, na época em que o romance foi escrito e publicado, passar por alguns contratempos, nota-se que há um conflito de concepções sobre a função da escola na sociedade. Embora o livro tenha sido escrito em meados de 1930, ele descreve como a educação no meio rural era tida como desnecessária. No entanto, quando se trata de barganhas políticas, a educação se torna necessária.
Abstract: This article aims to contribute to the representation of Rural Education, in conjunction with the literary work São Bernardo, by Graciliano Ramos. The text begins with the account of the emergence of the expression “rural education” and discusses the laws pertinent to this important type of education, explaining who the rural population is and their socioeconomic profile, demonstrating that there is great inequality between rural and urban environments. The article contains preliminary theoretical and conceptual reflections on rural education, using bibliographic research as its methodology, with the proposal of studying printed texts, in which the necessary information is sought to advance the understanding of rural education. This type of education aims to include peasants, quilombolas, indigenous people and people linked to work in rural areas as part of the rural population. Rural education is also a social practice based on the struggle of rural workers; therefore, the pedagogical and methodological aspects must consider the profile of these people. However, the reality is that, within the scope of public policies for rural education, there are numerous problems that urgently need to be addressed and resolved. In the book São Bernardo, the author narrates the protagonist Paulo Honório's disregard for formal education, which he sees as useless, considering the existence of a school on his farm unnecessary. However, this school is built with the aim of producing individuals capable of obtaining voter registration. Although the idea of school, at the time the novel was written and published, went through some setbacks, it is clear that there is a conflict of conceptions about the role of school in society. Although the book was written in the mid-1930s, it describes how education in rural areas was considered unnecessary. However, when it comes to political bargaining, education becomes necessary.
Palavras-chave: Educação do campo
Graciliano Ramos
São Bernardo
Rural education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Pedagogia - Licenciatura
Citação: MIRANDA, Alice Nayara da Silva; SANTOS, Carolayne de Lima; OLIVEIRA, Ana Maria Vergne de Morais. A representação da educação do campo na obras literária "São Bernardo" de Graciliano Ramos. 2025. 21 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16335
Data do documento: 4-dez-2024
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