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http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16311
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | A gestão democrática da escola pública para além da formalidade jurídica: considerações a partir de Heloísa Lück |
Autor(es): | Almeida Junior, Jadiel Brandão de |
Primeiro Orientador: | Santos, Edlene Cavalcanti |
metadata.dc.contributor.referee1: | Silva, Givanildo da |
metadata.dc.contributor.referee2: | Santos, Inalda Maria dos |
Resumo: | O presente artigo constitui-se em um trabalho de pesquisa e aprofundamento teórico, de abordagem qualitativa e bibliográfico, baseada na obra de Heloísa Lück, na “Série Cadernos de Gestão”, mais especificamente no volume 3, cujo título é “A Gestão Participativa na Escola”. Tendo sido utilizado a técnica do método indutivo-descritivo, a pesquisa em tela procura responder a seguinte questão-problema: “o que se chama de gestão democrática da escola pública, pode se caracterizar como uma mera formalidade jurídica?”. Assim, o artigo tem como objetivo analisar o problema da gestão democrática como uma mera formalidade jurídica, à luz da obra de Heloísa Lück. O artigo busca demonstrar como a gestão democrática da escola pública é um direito frágil, que precisa ser sempre fortalecido, para que, de fato, ela aconteça na escola, não vindo a ser apenas uma mera formalidade jurídica. A pesquisa trouxe resultados satisfatórios, que confirma a hipótese, mediante o problema apresentado, e provoca também reflexões pertinentes, contextualizadas, permitindo perceber que a gestão democrática das escolas públicas não se faz apenas com leis, mas com a participação efetiva da comunidade escolar, de maneira a contribuir para o fortalecimento do princípio democrático como um todo, em nível social, local e nacional, para além dos objetivos e interesses coletivos e educacionais vivenciados na escola. Constata que a prática de uma gestão democrática apenas formal, facilmente verificada no dia a dia de muitas unidades escolares, era também objeto de análise objetiva e teórica na obra de Heloísa Lück (2013). |
Abstract: | Ausente. |
Palavras-chave: | Gestão democrática Escola pública Democracia Participação |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Pedagogia - Licenciatura |
Citação: | ALMEIDA JUNIOR, Jadiel Brandão de. A gestão democrática da escola pública para além da formalidade jurídica: considerações a partir de Heloísa Lück. 2025. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16311 |
Data do documento: | 18-nov-2024 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU |
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