00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICBS - INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - ICBS Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - ICBS
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Reflexões e tendências da prática em educação em saúde dos docentes da educação básica brasileira: uma revisão integrativa
Título(s) alternativo(s): Reflections and trends in the health education practice of brazilian basic education teachers: an integrative review
Autor(es): Anacleto, Roosevelt de Mendonça
Primeiro Orientador: Andrade, Muller Ribeiro
metadata.dc.contributor.referee1: Calheiros, Cláudia Maria Lins
metadata.dc.contributor.referee2: Santos, Júlio César de Oliveira
Resumo: A Educação em Saúde na escola é uma prática fundamental, voltada para a promoção de conhecimento e reflexão crítica sobre a saúde, entendida como um estado de completo bem-estar físico, mental e social, além da simples ausência de doenças. Quando integrada ao currículo escolar de forma planejada e com um propósito pedagógico claro, essas atividades fornecem aos alunos as ferramentas necessárias para desenvolver autonomia na gestão da sua saúde, tanto individualmente quanto em comunidade. Este trabalho tem como objetivo investigar a prática em Educação em Saúde dos docentes da educação básica. Para sustentar a discussão, foi realizada uma contextualização histórica sobre a inclusão dessa temática no currículo das escolas brasileiras. A metodologia utilizada foi uma revisão integrativa, na qual 14 estudos publicados nos últimos dez anos - de 2014 a 2023 - foram selecionados e analisados quantitativa e qualitativamente, utilizando a análise de conteúdo do tipo temática, de Bardin que, segundo Gerhardt et al. (2009) é aquela que está ligada à noção de um tema ou de determinado assunto. Os resultados indicam que a produção científica sobre Educação em Saúde nas escolas é limitada, refletindo a pouca priorização do tema por parte dos educadores. Também foi observado que as aulas expositivas dialogadas são a metodologia mais comum, sendo utilizadas de maneira esporádica. Isso ressalta a necessidade de uma abordagem mais sistemática da Educação em Saúde nas escolas, bem como a adoção de metodologias inovadoras que incentivem uma participação mais ativa dos alunos no cuidado com sua saúde e no entendimento dos fatores que a influenciam.
Abstract: Health Education in schools is a fundamental practice aimed at promoting knowledge and critical reflection on health, understood as a state of complete physical, mental, and social well-being, beyond the simple absence of disease. When integrated into the school curriculum in a planned manner and with a clear pedagogical purpose, these activities provide students with the necessary tools to develop autonomy in managing their health, both individually and as a community. This study aims to investigate the practice of Health Education among basic education teachers. To support the discussion, a historical contextualization was carried out on the inclusion of this theme in the curriculum of Brazilian schools. The methodology used was an integrative review, in which 14 studies published in the last ten years - from 2014 to 2023 - were selected and analyzed quantitatively and qualitatively, using Bardin's thematic content analysis, which, according to Gerhardt et al. (2009), is that which is linked to the notion of a theme or a specific subject. The results indicate that scientific production on Health Education in schools is limited, reflecting the low priority given to the topic by educators. It was also observed that expository dialogue classes are the most common methodology, being used sporadically. This highlights the need for a more systematic approach to Health Education in schools, as well as the adoption of innovative methodologies that encourage more active participation of students in caring for their health and in understanding the factors that influence it.
Palavras-chave: Educação em saúde – escolas brasileiras
Educação em saúde – Prática docente
Revisão integrativa
Health education
Brazilian schools
Teaching practice
Integrative review
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Ciências Biológicas - Licenciatura
Citação: ANACLETO, Roosevelt de Mendonça. Reflexões e tendências da prática em educação em saúde dos docentes da educação básica brasileira: uma revisão integrativa. 2025. 66 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) – Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16300
Data do documento: 6-nov-2024
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