00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICBS - INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - ICBS Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - ICBS
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16300
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Andrade, Muller Ribeiro-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9692288738353942pt_BR
dc.contributor.referee1Calheiros, Cláudia Maria Lins-
dc.contributor.referee2Santos, Júlio César de Oliveira-
dc.creatorAnacleto, Roosevelt de Mendonça-
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/7901734586423739pt_BR
dc.date.accessioned2025-06-03T14:12:50Z-
dc.date.available2025-06-02-
dc.date.available2025-06-03T14:12:50Z-
dc.date.issued2024-11-06-
dc.identifier.citationANACLETO, Roosevelt de Mendonça. Reflexões e tendências da prática em educação em saúde dos docentes da educação básica brasileira: uma revisão integrativa. 2025. 66 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) – Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16300-
dc.description.abstractHealth Education in schools is a fundamental practice aimed at promoting knowledge and critical reflection on health, understood as a state of complete physical, mental, and social well-being, beyond the simple absence of disease. When integrated into the school curriculum in a planned manner and with a clear pedagogical purpose, these activities provide students with the necessary tools to develop autonomy in managing their health, both individually and as a community. This study aims to investigate the practice of Health Education among basic education teachers. To support the discussion, a historical contextualization was carried out on the inclusion of this theme in the curriculum of Brazilian schools. The methodology used was an integrative review, in which 14 studies published in the last ten years - from 2014 to 2023 - were selected and analyzed quantitatively and qualitatively, using Bardin's thematic content analysis, which, according to Gerhardt et al. (2009), is that which is linked to the notion of a theme or a specific subject. The results indicate that scientific production on Health Education in schools is limited, reflecting the low priority given to the topic by educators. It was also observed that expository dialogue classes are the most common methodology, being used sporadically. This highlights the need for a more systematic approach to Health Education in schools, as well as the adoption of innovative methodologies that encourage more active participation of students in caring for their health and in understanding the factors that influence it.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Ciências Biológicas - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação em saúde – escolas brasileiraspt_BR
dc.subjectEducação em saúde – Prática docentept_BR
dc.subjectRevisão integrativapt_BR
dc.subjectHealth educationpt_BR
dc.subjectBrazilian schoolspt_BR
dc.subjectTeaching practicept_BR
dc.subjectIntegrative reviewpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
dc.titleReflexões e tendências da prática em educação em saúde dos docentes da educação básica brasileira: uma revisão integrativapt_BR
dc.title.alternativeReflections and trends in the health education practice of brazilian basic education teachers: an integrative reviewpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoA Educação em Saúde na escola é uma prática fundamental, voltada para a promoção de conhecimento e reflexão crítica sobre a saúde, entendida como um estado de completo bem-estar físico, mental e social, além da simples ausência de doenças. Quando integrada ao currículo escolar de forma planejada e com um propósito pedagógico claro, essas atividades fornecem aos alunos as ferramentas necessárias para desenvolver autonomia na gestão da sua saúde, tanto individualmente quanto em comunidade. Este trabalho tem como objetivo investigar a prática em Educação em Saúde dos docentes da educação básica. Para sustentar a discussão, foi realizada uma contextualização histórica sobre a inclusão dessa temática no currículo das escolas brasileiras. A metodologia utilizada foi uma revisão integrativa, na qual 14 estudos publicados nos últimos dez anos - de 2014 a 2023 - foram selecionados e analisados quantitativa e qualitativamente, utilizando a análise de conteúdo do tipo temática, de Bardin que, segundo Gerhardt et al. (2009) é aquela que está ligada à noção de um tema ou de determinado assunto. Os resultados indicam que a produção científica sobre Educação em Saúde nas escolas é limitada, refletindo a pouca priorização do tema por parte dos educadores. Também foi observado que as aulas expositivas dialogadas são a metodologia mais comum, sendo utilizadas de maneira esporádica. Isso ressalta a necessidade de uma abordagem mais sistemática da Educação em Saúde nas escolas, bem como a adoção de metodologias inovadoras que incentivem uma participação mais ativa dos alunos no cuidado com sua saúde e no entendimento dos fatores que a influenciam.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - ICBS

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Reflexões e tendências da prática em educação em saúde dos docentes da educação básica brasileira_uma revisão integrativa.pdfReflexões e tendências da prática em educação em saúde dos docentes da educação básica brasileira: uma revisão integrativa924.44 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.