Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16276
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | O ensino da matemática através do brincar com as formas e números na educação infantil. |
Autor(es): | Nascimento, Elaine Gabrielle Gonçalves |
Primeiro Orientador: | Santos, Mercedes Bêtta Quintano de Carvalho Pereira dos |
metadata.dc.contributor.referee1: | Viana, Maria Aparecida Pereira |
metadata.dc.contributor.referee2: | Oliveira, Carloney Alves de |
Resumo: | A igualdade de acesso à educação é um direito humano fundamental que está diretamente relacionado à melhoria da qualidade de vida em diversas realidades sociais e econômicas. A matemática, como ferramenta propulsora do desenvolvimento humano, desempenha um papel fundamental no processo educacional e evolutivo da ciência. O ensino da matemática na educação infantil é crucial para o desenvolvimento cognitivo e motor das crianças, proporcionando-lhes habilidades essenciais para o crescimento intelectual. A ludicidade, através de jogos, brincadeiras e atividades recreativas, emerge como elemento crucial para tornar a matemática mais atraente e significativa para os estudantes. Ao incorporar estratégias lúdicas, a disciplina desenvolve um vínculo afetivo com as crianças, desmistificando a ideia de complexidade e tornando o processo de aprendizagem mais envolvente. Este trabalho tem como objetivo investigar como o ensino da matemática, através de abordagens lúdicas com formas e números, pode impactar positivamente o ambiente escolar na educação infantil, tornando-o mais dinâmico e atraente para os estudantes. O mesmo abordará conceitos-chave relacionados ao ensino da matemática na educação infantil, o papel da ludicidade nesse contexto e as teorias que fundamentam a abordagem lúdica no ensino. Através de revisão bibliográfica e pesquisa qualitativa, busca-se fornecer subsídios teóricos e práticos para promover abordagens pedagógicas mais efetivas e atrativas no ensino da matemática na educação infantil. Em síntese, o ensino da matemática por meio do brincar com formas e números pode influenciar positivamente o ambiente escolar na educação infantil. Através da ludicidade, as crianças se aproximam da matemática de maneira prazerosa e significativa. |
Abstract: | Ausente |
Palavras-chave: | Educação Infantil Matemática Brincar Formas e números Abordagem lúdica |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Pedagogia - Licenciatura |
Citação: | NASCIMENTO, Elaine Gabrielle Gonçalves. O ensino da matemática através do brincar com as formas e números na educação infantil. 2025. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16276 |
Data do documento: | 21-jun-2023 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
O ensino da matemática através do brincar com as formas e números na educação infantil.pdf | O ensino da matemática através do brincar com as formas e números na educação infantil | 584.53 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.