00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16276
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O ensino da matemática através do brincar com as formas e números na educação infantil.
Autor(es): Nascimento, Elaine Gabrielle Gonçalves
Primeiro Orientador: Santos, Mercedes Bêtta Quintano de Carvalho Pereira dos
metadata.dc.contributor.referee1: Viana, Maria Aparecida Pereira
metadata.dc.contributor.referee2: Oliveira, Carloney Alves de
Resumo: A igualdade de acesso à educação é um direito humano fundamental que está diretamente relacionado à melhoria da qualidade de vida em diversas realidades sociais e econômicas. A matemática, como ferramenta propulsora do desenvolvimento humano, desempenha um papel fundamental no processo educacional e evolutivo da ciência. O ensino da matemática na educação infantil é crucial para o desenvolvimento cognitivo e motor das crianças, proporcionando-lhes habilidades essenciais para o crescimento intelectual. A ludicidade, através de jogos, brincadeiras e atividades recreativas, emerge como elemento crucial para tornar a matemática mais atraente e significativa para os estudantes. Ao incorporar estratégias lúdicas, a disciplina desenvolve um vínculo afetivo com as crianças, desmistificando a ideia de complexidade e tornando o processo de aprendizagem mais envolvente. Este trabalho tem como objetivo investigar como o ensino da matemática, através de abordagens lúdicas com formas e números, pode impactar positivamente o ambiente escolar na educação infantil, tornando-o mais dinâmico e atraente para os estudantes. O mesmo abordará conceitos-chave relacionados ao ensino da matemática na educação infantil, o papel da ludicidade nesse contexto e as teorias que fundamentam a abordagem lúdica no ensino. Através de revisão bibliográfica e pesquisa qualitativa, busca-se fornecer subsídios teóricos e práticos para promover abordagens pedagógicas mais efetivas e atrativas no ensino da matemática na educação infantil. Em síntese, o ensino da matemática por meio do brincar com formas e números pode influenciar positivamente o ambiente escolar na educação infantil. Através da ludicidade, as crianças se aproximam da matemática de maneira prazerosa e significativa.
Abstract: Ausente
Palavras-chave: Educação Infantil
Matemática
Brincar
Formas e números
Abordagem lúdica
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Pedagogia - Licenciatura
Citação: NASCIMENTO, Elaine Gabrielle Gonçalves. O ensino da matemática através do brincar com as formas e números na educação infantil. 2025. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16276
Data do documento: 21-jun-2023
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O ensino da matemática através do brincar com as formas e números na educação infantil.pdfO ensino da matemática através do brincar com as formas e números na educação infantil584.53 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.