00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FEAC - FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FEAC
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Tipo: Dissertação
Título: Avaliação do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) no Campus do Sertão da Universidade Federal de Alagoas
Autor(es): Santos, Aluisio Norberto dos
Primeiro Orientador: Guimarães, Rodrigo Gameiro
metadata.dc.contributor.referee1: Monte, Madson Bruno da Silva
metadata.dc.contributor.referee2: Rodrigues, Márcio Silva
metadata.dc.contributor.referee3: Silva, Sueli Maria Goulart
Resumo: Esta dissertação teve como objetivo geral avaliar a implementação do Programa Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes) quanto ao desempenho acadêmico dos(as) estudantes beneficiados(as) pela bolsa Pró-graduando (BPG), auxílio alimentação e auxílio moradia do Campus do Sertão da Universidade Federal de Alagoas, analisando os índices de retenção, evasão e conclusão. Para atingir os objetivos desta pesquisa, a metodologia foi baseada na pesquisa quantitativa e documental. O recorte temporal da pesquisa contemplou os(as) estudantes matriculados(as) nos anos de 2010 a 2016. Esse período se justifica devido à implantação do Campus do Sertão e do Pnaes ter sua implementação iniciada em 2010. Os dados para composição deste estudo integralização curricular, retenção e evasão dos(as) discentes foram coletados no sistema acadêmico (Sieweb), enquanto os dados referentes aos benefícios, estes foram disponibilizados pelo Núcleo de Assistência Estudantil (NAE) do Campus do Sertão, com os seguintes quantitativos: 225 auxílios alimentação; 305 auxílios moradia e 428 bolsas Pró-graduando, totalizando 958 benefícios analisados. Esse total foi distribuído entre os 8 cursos do Campus do Sertão. Para o tratamento dos dados, utilizou-se da estatística descritiva, fazendo uso de gráficos e planilhas. Com o resultado da pesquisa, mostrou-se que os(as) beneficiários(as) atingiram uma porcentagem de 73,13% de formaturas/integralizações curriculares para os(as) beneficiários(as) da BPG, 67,11% de formaturas/integralizações curriculares para os(as) beneficiários(as) do auxílio alimentação e 62,95% de formaturas/integralizações dos(as) beneficiários(as) do auxílio moradia. Ressalta-se que esses percentuais são indicativos de médias, mas existem diferenças entre os eixos de formação e os cursos. A pesquisa sugere como produto técnico tecnológico um protocolo de monitoramento para aperfeiçoamento do acompanhamento dos(as) beneficiários(as), pretendendo verificar, antecipadamente, a situação acadêmica do(a) discente, agindo, dessa forma, preventivamente para mitigar os índices de retenção e evasão e, consequentemente, contribuir para um maior êxito na formação da graduação.
Abstract: The general objective of this dissertation was to evaluate the implementation of the National Student Assistance Program (Pnaes) regarding the academic performance of students benefiting from the Prograduate scholarship (BPG), food allowance and housing allowance of the Sertão Campus of the Federal University of Alagoas, analyzing the retention, dropout and completion rates. To achieve the objectives of this research, the methodology was based on quantitative and documentary research. The time frame of the research included students enrolled in the years 2010 to 2016. This period is justified due to the implementation of the Sertão Campus and Pnaes having its implementation started in 2010. The data for the composition of this study curricular integration, retention and dropout of students were collected in the academic system (Sieweb), while the data regarding the benefits, these were made available by the Student Assistance Center (NAE) of the Sertão Campus, with the following amounts: 225 food aids; 305 housing allowances and 428 Pro-graduation scholarships, totaling 958 benefits analyzed. This total was distributed among the 8 courses at the Sertão Campus. For data treatment, descriptive statistics were used, using graphs and spreadsheets. With the result of the research, it was shown that the beneficiaries reached a percentage of 73.13% of graduations/curricular integrations for BPG beneficiaries, 67.11% of graduations/curricular integrations for beneficiaries of food assistance and 62.95% of graduations/payments of housing assistance beneficiaries. It should be noted that these percentages are indicative of averages, but there are differences between the axes of training and the courses. The research suggests as a technological technical product a monitoring protocol to improve the monitoring of beneficiaries, intending to verify, in advance, the academic situation of the student, thus acting preventively to mitigate the retention and dropout rates and, consequently, contribute to a greater success in undergraduate education.
Palavras-chave: Programa Nacional de Assistência Estudantil (Brasil)
Assistência estudantil - Alagoas.
Desempenho acadêmico
Educação superior
Permanência estudantil
Student Assistance
Academic Performance
Higher Education
Student Permanence
PNAES
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional
Citação: SANTOS, Aluisio Norberto dos. Avaliação do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) no Campus do Sertão da Universidade Federal de Alagoas. 2025. [29] f. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional - PROFIAP) – Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Programa de Pós Graduação em Administração Pública, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024. [Acompanha produto técnico].
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16265
Data do documento: 27-set-2024
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