00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16255
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Ciências na educação infantil: um estudo sobre a iniciação ao processo de Alfabetização Científica em contextos educativos de experiências investigativas
Autor(es): Oliveira, Elisabete Santana de
Albuquerque, Kelly Cristine Rocha
Primeiro Orientador: Quaresma, Leila Carla dos Santos
metadata.dc.contributor.referee1: Quaresma, Leila Carla dos Santos
metadata.dc.contributor.referee2: Fireman, Elton Casado
metadata.dc.contributor.referee3: Florêncio, Patrícia Cavalcante de Sá
Resumo: O presente artigo discute sobre uma pesquisa em Ciências na Educação Infantil. O trabalho tem como objetivo geral analisar o processo de iniciação da Alfabetização Científica (AC) com Crianças pequenas da Educação Infantil, por meio da aplicação de uma sequência de atividades investigativas, visando a construção das primeiras noções sobre o fenômeno físico Equilíbrio. A metodologia utilizada foi de natureza qualitativa por meio da abordagem pesquisa-aplicação, e para análise dos dados da pesquisa, utilizou-se o método de análise do conteúdo. A pesquisa foi fundamentada com os seguintes autores: Chassot (2003), Sasseron e Carvalho (2011), Sasseron (2015), Lorenzetti e Delizoicov (2001), dentre outros. A partir das investigações realizadas foi possível perceber que na Educação Infantil, as crianças já conseguem vivenciar os primeiros contextos de AC, sendo capazes de ler o mundo e seu entorno, sofisticar o pensamento científico e assumir posturas investigativas. Portanto, verifica-se diante dos resultados obtidos que a Educação Infantil se constitui como um campo propício para iniciação da AC, uma vez que as Crianças pequenas apresentam curiosidade natural sobre as Ciências da Natureza, além de serem capazes de aprender sobre o universo científico, à medida que observam, argumentam, experimentam, testam, e aprendem em contextos educativos investigativos.
Abstract: sem abstract
Palavras-chave: Ciências na educação infantil
Alfabetização científica
Experiências investigativas
Equilíbrio
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Pedagogia - Licenciatura
Citação: OLIVEIRA, Elisabete Santana de; ALBUQUERQUE, Kelly Cristine Rocha; QUARESMA, Leila Carla dos Santos. Ciências na educação infantil: um estudo sobre a iniciação ao processo de Alfabetização Científica em contextos educativos de experiências investigativas. 2025. 31 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2025.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16255
Data do documento: 25-abr-2025
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ciencias na educacao infantil - um estudo sobre a iniciacao ao processo de alfabetizacao....pdfCiências na educação infantil: um estudo sobre a iniciação ao processo de Alfabetização Científica em contextos educativos de experiências investigativas730.6 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.