00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16251
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O erro no processo de ensino e de aprendizagem: concepções e práticas escolares
Autor(es): Lima, Ana Lívia Lopes Valério de
Nobre, Livia Correia de Farias
Primeiro Orientador: Sales, Mônica Patrícia da Silva
metadata.dc.contributor.referee1: Sales, Mônica Patrícia da Silva
metadata.dc.contributor.referee2: Gléria, Ana Carolina Faria Coutinho
metadata.dc.contributor.referee3: Silva, Givanildo da
Resumo: Este artigo discute o erro no contexto escolar a partir da análise do processo de ensino e aprendizagem. O objetivo é compreender as diferentes concepções sobre o erro e refletir sobre seu papel na prática avaliativa. Trata-se de uma pesquisa de caráter bibliográfico, fundamentada em autores do campo da avaliação, com ênfase na categoria teórica “erro”. O estudo apoia-se nas contribuições de autores como Luckesi, Hoffmann, Esteban e Romão, que propõem uma visão crítica e construtiva do erro dentro do aspecto educacional. Os resultados apontam que as concepções de ensino, aprendizagem e avaliação orietam as práticas docentes. Vimos também que o erro não constitui uma simples evidência do que o estudante ainda não aprendeu, mas na verdade, pode atuar como um indicador de pontecialidades e de dificuldades de aprendizagem dos estudantes, como também apresentar um feedback da prática docente.
Abstract: This article discusses the concept of error in the school context through an analysis of the teaching and learning process. The objective is to understand the different conceptions of error and to reflect on its role in assessment practices. It is a bibliographic research study based on authors in the field of educational assessment, with an emphasis on the theoretical category of "error." The study draws on the contributions of authors such as Luckesi, Hoffmann, Esteban, and Romão, who propose a critical and constructive view of error within the educational setting. The results indicate that conceptions of teaching, learning, and assessment directly influence teaching practices. It was also found that error is not merely evidence of what the student has not yet learned, but rather can serve as an indicator of both learning potential and difficulties. Furthermore, it can provide valuable feedback on teaching practices.
Palavras-chave: Avaliação
Erro
Aprendizagem
Evaluation
Error
Learning
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Pedagogia - Licenciatura
Citação: LIMA, Ana Lívia Lopes Valério de; NOBRE, Livia Correia de Farias; SALES, Mônica Patrícia da Silva. O erro no processo de ensino e de aprendizagem: concepções e práticas escolares. 2025. 25 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2025.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16251
Data do documento: 9-mai-2025
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O erro no processo de ensino e de aprendizagem _ concepcoes e praticas escolares.pdfO erro no processo de ensino e de aprendizagem: concepções e práticas escolares386.95 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.