00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Saraiva, Marina Rebeca de Oliveira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2765870601121879pt_BR
dc.contributor.referee1Saraiva, Marina Rebeca de Oliveira-
dc.contributor.referee2Santos, Ivanildo Gomes dos-
dc.contributor.referee3Lages, Anabelle Santos-
dc.creatorLima, Maria Allycia Cruz de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4292363003600958pt_BR
dc.date.accessioned2025-05-12T16:35:34Z-
dc.date.available2025-05-12-
dc.date.available2025-05-12T16:35:34Z-
dc.date.issued2025-04-22-
dc.identifier.citationLIMA, Maria Allycia Cruz de. Ressignificação do ensino de história para a construção identitária da criança negra desde a educação infantil. 2025. 47 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16197-
dc.description.abstractThis research is a monograph designed to reflect on the process of identity construction of black children since Early Childhood Education. The product of these analyses reiterates the need to include anti-racist precepts in this scenario, especially when considering the redefinition of History teaching. Through a bibliographic and descriptive study and a qualitative approach, this work highlights the historical perspective of black Brazilian childhood; in addition to discussing the formation of the identity of these children and the support that Anti-Racist Education can provide; finally, it exposes how the redefinition of historical knowledge helps in this entire process. Based on the scientific productions of authors such as Freire (1996), Gomes (2017), Hooks (2017), Santos (2018), Souza (2021), Pinheiro (2023) and Cavalleiro (2023), among others, in addition to the legislative contribution, the research supports the prevention of racial discrimination from early childhood.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Pedagogia - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectInfânciapt_BR
dc.subjectIdentidadept_BR
dc.subjectEducação antirracistapt_BR
dc.subjectCriança negrapt_BR
dc.subjectConhecimentos históricospt_BR
dc.subjectChildhoodpt_BR
dc.subjectIdentitypt_BR
dc.subjectAntiracist educationpt_BR
dc.subjectBlack childpt_BR
dc.subjectHistorical knowledgept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleRessignificação do ensino de história para a construção identitária da criança negra desde a educação infantilpt_BR
dc.title.alternativeRedefining the teaching of history for the construction of the identity of black children from early childhood educationpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa trata-se de uma monografia pensada para refletir sobre o processo de construção identitário da criança negra desde a Educação Infantil. O produto dessas análises reitera a necessidade da inserção dos preceitos antirracistas neste cenário, especialmente, ao considerar a ressignificação do ensino de História. Por meio de um estudo de cunho bibliográfico e descritivo e de uma abordagem qualitativa, este trabalho aponta a perspectiva histórica da infância negra brasileira; além de discutir sobre a formação da identidade dessa criança e sobre o amparo que a Educação Antirracista pode proporcioná-la; por fim, expõe o modo como a ressignificação dos conhecimentos históricos auxilia em todo esse processo. Baseada nas produções científicas de autores e autoras como Freire (1996), Gomes (2017), Hooks (2017), Santos (2018), Souza (2021), Pinheiro (2023) e Cavalleiro (2023), entre outros, além do aporte legislativo, a pesquisa respalda a prevenção da discriminação racial desde a primeira infância.pt_BR
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