00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16143
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Barros, Abdizia Maria Alves-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8978186925444582pt_BR
dc.contributor.referee1Barros, Abdizia Maria Alves-
dc.contributor.referee2Cavalcante, Valeria Campos-
dc.contributor.referee3Oliveira, Jorge Eduardo de-
dc.creatorPereira, Anna Beatriz Bezerra-
dc.date.accessioned2025-05-08T00:27:36Z-
dc.date.available2025-05-07-
dc.date.available2025-05-08T00:27:36Z-
dc.date.issued2025-04-09-
dc.identifier.citationPEREIRA, Anna Beatriz Bezerra. O estigma na educação de jovens e adultos: análise dos fatores sociais, políticos e culturais e suas implicações no acesso e permanência no processo educacional. 2025. 38 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia) – Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16143-
dc.description.abstractThis study analyzes the social, political, and cultural stigmas that affect Youth and Adult Education (EJA), reflecting on how these perceptions impact student inclusion and retention in this educational modality. It is based on the idea that EJA often occupies a marginal position within the Brazilian educational system, being perceived more as a compensatory alternative rather than as a right guaranteed by the Federal Constitution of 1988 and the Law of Guidelines and Bases of National Education (Law No. 9,394/1996). The theoretical framework is supported by the contributions of Paulo Freire (1996), Maria Clara Di Pierro (2000), Demerval Saviani (2008) e Erving Goffman (1981), who help to understand the stigmatization processes and their impacts on students' educational trajectories. The research adopts a qualitative approach, based on documentary analysis and a literature review of educational regulations and academic studies on EJA. The results indicate that stigmas manifest in different ways, from the devaluation of late schooling to the precarious conditions of teaching and the lack of curricula that align with the realities of adult students. Given this scenario, the study concludes that overcoming these barriers requires more inclusive public policies, improved structural conditions, and a shift in perspective that recognizes EJA as a legitimate space for learning and citizenship, valuing the knowledge and experiences of students.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Pedagogia - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectEJApt_BR
dc.subjectEstigmapt_BR
dc.subjectPolíticas públicaspt_BR
dc.subjectInclusão educacionalpt_BR
dc.subjectYouth and adult educationpt_BR
dc.subjectStigmapt_BR
dc.subjectPublic policiespt_BR
dc.subjectEducational inclusionpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleO estigma na educação de jovens e adultos: análise dos fatores sociais, políticos e culturais e suas implicações no acesso e permanência no processo educacionalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEste estudo monográfico propõe analisar criticamente os fatores que sustentam e fortalecem os estigmas na EJA, antes de sugerir caminhos para sua superação. Parte-se da ideia de que a EJA, muitas vezes, ocupa um lugar marginal dentro do sistema educacional brasileiro, sendo vista mais como uma alternativa compensatória do que como um direito assegurado pela Constituição Federal de 1988 e pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394/1996). A fundamentação teórica apoia-se nas contribuições de Paulo Freire (1996), Maria Clara Di Pierro (2000), Demerval Saviani (2008) e Erving Goffman (1981), que ajudam a compreender os processos de estigmatização e seus impactos na trajetória dos educandos. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, baseada em análise documental e revisão bibliográfica de normativas educacionais e estudos acadêmicos sobre a EJA. Os resultados mostram que os estigmas se manifestam de diferentes maneiras, desde a desvalorização da escolarização tardia até a precarização das condições de ensino e a ausência de currículos que dialoguem com a realidade dos estudantes adultos. Diante desse cenário, conclui-se que superar essas barreiras exige políticas públicas mais inclusivas, melhores condições estruturais e uma mudança de perspectiva que reconheça a EJA como um espaço legítimo de aprendizagem e cidadania, valorizando os saberes e vivências dos educandos.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O estigma na educacao de jovens e adultos....pdfO estigma na educação de jovens e adultos: análise dos fatores sociais, políticos e culturais e suas implicações no acesso e permanência no processo educacional602.43 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.