Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16129
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Uma proposta para ensino de gases abordando a poluição atmosférica e utilizando o cinema como recurso didático |
Autor(es): | Borges, Jonathan Marques da Silva |
Primeiro Orientador: | Paula, Francine Santos de |
metadata.dc.contributor.referee1: | Barros, Maria Ester de Sá Barreto |
metadata.dc.contributor.referee2: | Souza, Laura Cristiane de |
Resumo: | O ensino de Química pode trazer abordagens diversas, de modo que deixe o entendimento da mesma e os conteúdos que ela traz menos obsoleto e tecnicista abordados de maneira vaga, fragmentada e descontextualizada, levando ao aluno a ter dificuldade em compreendê-los. É importante fazer uso dos diversos contextos e metodologias que se unam a questões ambientais, sociais, culturais e tecnológicas. Neste sentido, buscando auxiliar professores a construir um processo de ensino aprendizagem para alunos do terceiro ano do ensino médio, o presente trabalho propõe como recurso metodológico usar o cinema para trabalhar questões ambientais ligadas a poluição atmosférica interligando-as ao estudo dos gases poluentes e as reações químicas. A proposta defende uma sequência didática com a representação do filme “Sem Ar”, como auxílio ao professor a debater a falta de preocupação com às questões ambientais causadas por meio da poluição do ar, pois a formação de poluentes gasosos presentes na atmosfera seja de fontes naturais ou antropogênicas, tais como: emissões industriais e veiculares, que contribuem na poluição, e as reações que ocorrem no ambiente, mediante às emissões de dióxido de enxofre (SO2), óxidos de nitrogênio (NOX), dióxido de carbono (CO2) e monóxido de carbono (CO), através de fenômenos químicos presentes na atmosfera, sendo assim importante trabalhar essas questões em sala de aula. |
Abstract: | The teaching of Chemistry can bring diverse approaches so that the understanding of it and the contents it presents becomes less obsolete and technical, addressed in a vague, fragmented, and decontextualized manner, leading students to have difficulty in understanding it. It is important to make use of various contexts and methodologies that are linked to environmental, social, cultural, and technological issues. In this sense, aiming to assist teachers in constructing a teaching-learning process for high school students, the present work proposes using cinema as a methodological resource to address environmental issues related to atmospheric pollution, linking them to the study of pollutant gases and chemical reactions. The proposal advocates for the use of the film "Air" as an aid to teachers in discussing the lack of concern for environmental issues caused by air pollution, as the formation of gaseous pollutants present in the atmosphere, whether from natural or anthropogenic sources such as industrial and vehicular emissions, contribute to pollution, as do the reactions that occur in the environment, through the emissions of sulfur dioxide (SO2), nitrogen oxides (NOX), carbon dioxide (CO2), and carbon monoxide (CO), through complex chemical phenomena in the atmosphere, thus making it important to address these issues in the classroom. |
Palavras-chave: | Gases poluentes Ar- poluição Poluição atmosférica Química - Estudo e ensino Cinema Atmospheric pollution Pollutant gasses |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Química- Licenciatura |
Citação: | BORGES, Jonathan Marques da Silva. Uma proposta para ensino de gases abordando a poluição atmosférica e utilizando o cinema como recurso didático. 2025. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) – Instituto de Química e Biotecnologia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16129 |
Data do documento: | 1-abr-2024 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - QUÍMICA - IQB |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Uma proposta para ensino de gases abordando a poluição atmosférica e utilizando o cinema como recurso didático.pdf | Uma proposta para ensino de gases abordando a poluição atmosférica e utilizando o cinema como recurso didático | 1.06 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.