00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IQB - Instituto de Química e Biotecnologia TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IQB Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - QUÍMICA - IQB
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16129
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Paula, Francine Santos de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4433476345682386pt_BR
dc.contributor.referee1Barros, Maria Ester de Sá Barreto-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4026092982442561pt_BR
dc.contributor.referee2Souza, Laura Cristiane de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6825393185550310pt_BR
dc.creatorBorges, Jonathan Marques da Silva-
dc.date.accessioned2025-05-06T15:54:57Z-
dc.date.available2025-05-06-
dc.date.available2025-05-06T15:54:57Z-
dc.date.issued2024-04-01-
dc.identifier.citationBORGES, Jonathan Marques da Silva. Uma proposta para ensino de gases abordando a poluição atmosférica e utilizando o cinema como recurso didático. 2025. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) – Instituto de Química e Biotecnologia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16129-
dc.description.abstractThe teaching of Chemistry can bring diverse approaches so that the understanding of it and the contents it presents becomes less obsolete and technical, addressed in a vague, fragmented, and decontextualized manner, leading students to have difficulty in understanding it. It is important to make use of various contexts and methodologies that are linked to environmental, social, cultural, and technological issues. In this sense, aiming to assist teachers in constructing a teaching-learning process for high school students, the present work proposes using cinema as a methodological resource to address environmental issues related to atmospheric pollution, linking them to the study of pollutant gases and chemical reactions. The proposal advocates for the use of the film "Air" as an aid to teachers in discussing the lack of concern for environmental issues caused by air pollution, as the formation of gaseous pollutants present in the atmosphere, whether from natural or anthropogenic sources such as industrial and vehicular emissions, contribute to pollution, as do the reactions that occur in the environment, through the emissions of sulfur dioxide (SO2), nitrogen oxides (NOX), carbon dioxide (CO2), and carbon monoxide (CO), through complex chemical phenomena in the atmosphere, thus making it important to address these issues in the classroom.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Química- Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGases poluentespt_BR
dc.subjectAr- poluiçãopt_BR
dc.subjectPoluição atmosféricapt_BR
dc.subjectQuímica - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectCinemapt_BR
dc.subjectAtmospheric pollutionpt_BR
dc.subjectPollutant gassespt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApt_BR
dc.titleUma proposta para ensino de gases abordando a poluição atmosférica e utilizando o cinema como recurso didáticopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO ensino de Química pode trazer abordagens diversas, de modo que deixe o entendimento da mesma e os conteúdos que ela traz menos obsoleto e tecnicista abordados de maneira vaga, fragmentada e descontextualizada, levando ao aluno a ter dificuldade em compreendê-los. É importante fazer uso dos diversos contextos e metodologias que se unam a questões ambientais, sociais, culturais e tecnológicas. Neste sentido, buscando auxiliar professores a construir um processo de ensino aprendizagem para alunos do terceiro ano do ensino médio, o presente trabalho propõe como recurso metodológico usar o cinema para trabalhar questões ambientais ligadas a poluição atmosférica interligando-as ao estudo dos gases poluentes e as reações químicas. A proposta defende uma sequência didática com a representação do filme “Sem Ar”, como auxílio ao professor a debater a falta de preocupação com às questões ambientais causadas por meio da poluição do ar, pois a formação de poluentes gasosos presentes na atmosfera seja de fontes naturais ou antropogênicas, tais como: emissões industriais e veiculares, que contribuem na poluição, e as reações que ocorrem no ambiente, mediante às emissões de dióxido de enxofre (SO2), óxidos de nitrogênio (NOX), dióxido de carbono (CO2) e monóxido de carbono (CO), através de fenômenos químicos presentes na atmosfera, sendo assim importante trabalhar essas questões em sala de aula.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - QUÍMICA - IQB

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Uma proposta para ensino de gases abordando a poluição atmosférica e utilizando o cinema como recurso didático.pdfUma proposta para ensino de gases abordando a poluição atmosférica e utilizando o cinema como recurso didático1.06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.