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http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16009
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Práticas de leitura e contação de história na educação infantil: Vivências e reflexões a partir do programa de residência pedagógica |
Título(s) alternativo(s): | Reading and storytelling practices in early childhood education: experiences and reflections from the pedagogical residency program |
Autor(es): | Barros, Isabelle Santos |
Primeiro Orientador: | Santos, Adriana Cavalcanti dos |
metadata.dc.contributor.referee1: | Santos, Jânio Nunes dos |
metadata.dc.contributor.referee2: | Meniconi, Flávia Colen |
Resumo: | O presente trabalho analisa as práticas de leituras literárias observadas e mediadas por uma licencianda em pedagogia durante o Programa de Residência Pedagógica (PRP) no que se refere à importância da interação com os livros na infância, com foco nas estratégias e procedimentos didáticos utilizados durante as ações de leitura. As mediações foram desenvolvidas a partir do projeto de intervenção “A leitura como portos de passagem” (Silva et al., 2023). O lócus da intervenção foi o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Doutor Pompeu Sarmento, com 25 crianças entre 5 e 6 anos. Ao longo deste estudo, buscou-se refletir também sobre a dimensão formativa do PRP na iniciação da carreira docente e o diálogo entre teoria-prática na integração entre escola e universidade. Além disso, o presente artigo debruçou-se sobre as contribuições da leitura literária na infância, a análise dos procedimentos utilizados nas atividades de leitura e a exposição da magnitude do PRP na fomentação de projetos pedagógicos significativos no chão da escola pública. Metodologicamente, o estudo foi realizado a partir de uma coleta de dados feita durante as experiências com práticas de leitura e contações de histórias que foram desenvolvidas no referido CMEI, entre 2022 e 2024. A partir das práticas analisadas, ficou evidente que a estruturação da rotina e as metodologias adotadas contribuíram de maneira significativa para aproximar as crianças das práticas de leitura intencionais e espontâneas, proporcionando-lhes experiências enriquecedoras e estimulantes, além de impulsionar e enriquecer o seu repertório cultural e linguístico com a imersão em livros e contos diversos da literatura infantil. Em suma, destacou-se, ainda, a importância do Programa Residência Pedagógica e suas possibilidades de ação ao proporcionar dimensões de formação mútua em que o educando se forma e o futuro docente forma-se junto. |
Abstract: | This paper analyzes the literary reading practices observed and mediated by a pedagogy student during the Pedagogical Residency Program (PRP), focusing on the importance of early childhood interaction with books, and emphasizing the teaching strategies and procedures used during reading activities. The mediations were developed through the intervention project “Reading as Passage Ports” (Silva et al., 2023). The intervention took place at the Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Doutor Pompeu Sarmento, with 25 children aged 5 to 6 years. Throughout this study, the reflection also aimed at the formative dimension of the PRP in the initiation of the teaching career and the dialogue between theory and practice in the integration of school and university. Furthermore, the article addressed the contributions of literary reading in early childhood, the analysis of the procedures used in reading activities, and the significance of the PRP in fostering meaningful pedagogical projects in the public school setting. Methodologically, the study was conducted based on data collection from experiences with reading practices and storytelling developed at the aforementioned CMEI between 2022 and 2024. Based on the practices analyzed, it was evident that the structuring of routines and adopted methodologies significantly contributed to bringing children closer to both intentional and spontaneous reading practices, providing them with enriching and stimulating experiences, in addition to enhancing and enriching their cultural and linguistic repertoire through immersion in various children's literature books and tales. In summary, the importance of the Pedagogical Residency Program was also highlighted, emphasizing its potential to foster mutual training dimensions where both the learner and the future teacher grow together. |
Palavras-chave: | Literatura Programa de residência pedagógica Educação infantil Práticas de leitura Literature Pedagogical residency program Early childhood education Reading practices |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Pedagogia - Licenciatura |
Citação: | BARROS, Isabelle Santos; SANTOS, Adriana Cavalcanti dos. Práticas de leitura e contação de história na educação infantil: vivências e reflexões a partir do Programa de Residência Pedagógica. 2025. 34 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2025. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16009 |
Data do documento: | 26-mar-2025 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU |
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