Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15984
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Currículos, realidades e enfrentamentos do ensino remoto: um olhar sobre as escolas públicas de Maceió no momento pandêmico |
Autor(es): | Araújo, Lara Patrícia Martiniano Mendonça, Silvania Santos de |
Primeiro Orientador: | Cavalcante, Valéria Campos |
metadata.dc.contributor.referee1: | Santos, Ana Luisa Tenório dos |
metadata.dc.contributor.referee2: | Souza, Rafaella Gregório de |
metadata.dc.contributor.referee3: | Cavalcante, Valério Campos |
Resumo: | Este artigo advém do recorte de uma pesquisa que objetivou identificar quais Currículos foram vivenciados nas aulas e/ou atividades remotas do/no Ensino Fundamental Anos Iniciais, em duas escolas públicas, no contexto pandêmico imposto pela Covid-19, no período de 2020/2021, no município de Maceió/Al. Buscou-se para tanto observar de que maneira o referido município organizou / construiu os currículos escolares, diante dos enfrentamentos impostos pelo momento pandêmico. Recorremos à abordagem de pesquisa qualitativa, com base em estudo de caso múltiplos casos (STAKE, 2006) ocorridos em duas escolas públicas. Para a coleta de dados foram feitos grupos focais, nos quais coletamos as narrativas de professore/as, que atuavam à época nas escolas investigadas e análise documental, sobre os documentos que normatizaram a educação no momento pandêmico em Maceió. Diante da pesquisa realizada, há que se ressaltar, que mesmo com um aparato legal, que respaldou a educação na pandemia, as vozes dos investigados/as e as realidades vivenciadas nos apontou grandes enfrentamentos pedagógicos, quais sejam: a indisponibilidade de recursos para a aquisição de celulares e computadores individuais, conciliar rotina doméstica e trabalho, a ausência de formação continuada. |
Abstract: | sem abstract |
Palavras-chave: | Currículos Ensino remoto Escolas públicas Maceió |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Pedagogia - Licenciatura |
Citação: | ARAÚJO, Lara Patrícia Martiniano; MENDONÇA, Silvania Santos de; CAVALCANTE, Valéria Campos. Currículos, realidades e enfrentamentos do ensino remoto: um olhar sobre as escolas públicas de Maceió no momento pandêmico. 2025. 12 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15984 |
Data do documento: | 16-out-2023 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Curriculos realidades e enfretamentos do ensino remoto....pdf | Curriculos realidades e enfretamentos do ensino remoto: um olhar sobre as escolas públicas de Maceió no momento pandêmico | 254.97 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.