00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15983
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: 10 anos da Escola Estadual de Educação Básica Educador Paulo Jorge dos Santos Rodrigues: uma história marcada por resistência
Autor(es): Félix, Mércia Krislany Bandeira
Primeiro Orientador: Silva, Maria da Conceição Valença da
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Nascimento, Leilson Oliveira do
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Maria da Conceição Valença da
metadata.dc.contributor.referee2: Nascimento, Leilson Oliveira do
metadata.dc.contributor.referee3: Barros, Abdízia Maria Alves
metadata.dc.contributor.referee4: Candeias, Cezar Nonato Bezerra
Resumo: Este artigo discorre sobre os dez anos da Escola Estadual de Educação Básica Educador Paulo Jorge dos Santos Rodrigues, que desde 2014 contribui para a educação de pessoas privadas de liberdade em Alagoas. O estudo apresenta os principais aspectos dessa trajetória, destacando os desafios, conquistas e o papel da escola na formação e reintegração dos internos. A pesquisa qualitativa, baseada em métodos bibliográficos e documentais, examina marcos históricos da escola, utilizando como referencial teórico autores como Ireland (2010), Nascimento (2018) e Valença (2023), dentre outros. O trabalho aborda desde o contexto nacional e estadual da educação em espaços de privação de liberdade até a estrutura da Escola Paulo Jorge (EPJ) e sua evolução ao longo do tempo. O estudo contribui com importantes registros e evidência da documentação da trajetória da escola, amplia a compreensão sobre a educação para pessoas em situação de privação e restrição de liberdade e sua importância no contexto das políticas públicas para a reintegração social.
Abstract: sem abstract
Palavras-chave: Educação
Privação de liberdade
Escola Paulo Jorge
Decenário da escola
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Pedagogia - Licenciatura
Citação: FÉLIX, Mércia Krislany Bandeira; SILVA, Maria da Conceição Valença da. 10 anos da Escola Estadual de Educação Básica Educador Paulo Jorge dos Santos Rodrigues: uma história marcada por resistência. 2025. 25 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15983
Data do documento: 25-nov-2024
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
10 anos da Escola Estadual de Educacao Basica Educador Jorge dos Santos Rodrigues....pdf10 anos da Escola Estadual de Educação Básica Educador Jorge dos Santos Rodrigues: uma história marcada por resistências386.02 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.