00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15982
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Gestão escolar: a relação da gestão escolar com a comunidade local
Autor(es): Silva, Luiz Fernando Felipe da
Silva, Mirian Agustinho dos Santos
Primeiro Orientador: Santos, Edlene Cavalcanti
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Givanildo da
metadata.dc.contributor.referee2: Santos, Inalda Maria dos
Resumo: Este artigo propõe dialogar sobre a Gestão Escolar e a relação com a comunidade em que está inserida, tendo como objeto de estudo: A relação da comunidade local na gestão escolar. E como local de pesquisa: a Escola Estadual Professora Edleuza Oliveira da Silva, localizada no bairro Hélio Jatobá III, na cidade de São Miguel dos Campos- Alagoas. Tem como objetivo investigar e analisar a interação entre a Gestão Escolar e a comunidade local de uma escola pública da cidade de São Miguel dos Campos, identificando como essa relação pode ser otimizada para promover um ambiente educativo mais eficaz e integrado. A pesquisa investigou a importância do envolvimento da Gestão Escolar com a comunidade local para o sucesso educacional, considerando aspectos como participação dos pais, integração com outras instituições locais, assim como há adaptação às necessidades do seu entorno. A metodologia utilizada para a construção do texto, bem como seu direcionamento, sistematização e investigação foi o da pesquisa qualitativa de caráter exploratório, utilizou as fontes bibliográfica e documental (a partir de autores como Prado (2018), Paro (2010) entre outros). A pesquisa confirma que uma Gestão Escolar participativa não apenas promove a qualidade do ensino, mas também fortalece os laços comunitários, aumentando o senso de pertencimento e colaboração. Como resultado, compreendeu-se que a gestão escolar deve adotar estratégias inclusivas e participativas para garantir uma relação saudável e produtiva com a comunidade, contribuindo para o desenvolvimento integral dos alunos e o progresso social da comunidade local. Este estudo conclui que a efetivação de uma Gestão Escolar participativa, fundamentada em princípios democráticos, não apenas contribui para a melhoria da qualidade educacional, mas também fortalece os laços entre escola e comunidade, promovendo uma educação libertadora e promotora de autonomia.
Abstract: sem abstract
Palavras-chave: Gestão escolar
Comunidade local
Participação
Envolvimento
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Pedagogia - Licenciatura
Citação: SILVA, Luiz Fernando Felipe da; SILVA, Mirian Agustinho dos Santos. Gestão escolar: a relação da gestão escolar com a comunidade local. 2025. 18 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2025.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15982
Data do documento: 12-mar-2025
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Gestao escolar _ A relacao da gestao escolar com a comunidade local.pdfGestão escolar: a relação da gestão escolar com a comunidade local226.52 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.