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http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15982
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Gestão escolar: a relação da gestão escolar com a comunidade local |
Autor(es): | Silva, Luiz Fernando Felipe da Silva, Mirian Agustinho dos Santos |
Primeiro Orientador: | Santos, Edlene Cavalcanti |
metadata.dc.contributor.referee1: | Silva, Givanildo da |
metadata.dc.contributor.referee2: | Santos, Inalda Maria dos |
Resumo: | Este artigo propõe dialogar sobre a Gestão Escolar e a relação com a comunidade em que está inserida, tendo como objeto de estudo: A relação da comunidade local na gestão escolar. E como local de pesquisa: a Escola Estadual Professora Edleuza Oliveira da Silva, localizada no bairro Hélio Jatobá III, na cidade de São Miguel dos Campos- Alagoas. Tem como objetivo investigar e analisar a interação entre a Gestão Escolar e a comunidade local de uma escola pública da cidade de São Miguel dos Campos, identificando como essa relação pode ser otimizada para promover um ambiente educativo mais eficaz e integrado. A pesquisa investigou a importância do envolvimento da Gestão Escolar com a comunidade local para o sucesso educacional, considerando aspectos como participação dos pais, integração com outras instituições locais, assim como há adaptação às necessidades do seu entorno. A metodologia utilizada para a construção do texto, bem como seu direcionamento, sistematização e investigação foi o da pesquisa qualitativa de caráter exploratório, utilizou as fontes bibliográfica e documental (a partir de autores como Prado (2018), Paro (2010) entre outros). A pesquisa confirma que uma Gestão Escolar participativa não apenas promove a qualidade do ensino, mas também fortalece os laços comunitários, aumentando o senso de pertencimento e colaboração. Como resultado, compreendeu-se que a gestão escolar deve adotar estratégias inclusivas e participativas para garantir uma relação saudável e produtiva com a comunidade, contribuindo para o desenvolvimento integral dos alunos e o progresso social da comunidade local. Este estudo conclui que a efetivação de uma Gestão Escolar participativa, fundamentada em princípios democráticos, não apenas contribui para a melhoria da qualidade educacional, mas também fortalece os laços entre escola e comunidade, promovendo uma educação libertadora e promotora de autonomia. |
Abstract: | sem abstract |
Palavras-chave: | Gestão escolar Comunidade local Participação Envolvimento |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Pedagogia - Licenciatura |
Citação: | SILVA, Luiz Fernando Felipe da; SILVA, Mirian Agustinho dos Santos. Gestão escolar: a relação da gestão escolar com a comunidade local. 2025. 18 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2025. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15982 |
Data do documento: | 12-mar-2025 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU |
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Gestao escolar _ A relacao da gestao escolar com a comunidade local.pdf | Gestão escolar: a relação da gestão escolar com a comunidade local | 226.52 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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