Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15980
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Números inteiros através dos jogos matemático em foco a multiplicação |
Autor(es): | Lins, Maria da Apresentação Machado |
Primeiro Orientador: | Vasconcelos, Cheila Francett Bezerra Silva de |
metadata.dc.contributor.referee1: | Barbosa, Isnaldo Isaac |
metadata.dc.contributor.referee2: | Albuquerque, Ivan Araújo Cordeiro de |
Resumo: | A pesquisa “Jogos Matemáticos como recurso para a construção do conhecimento” foi uma alternativa para a melhor aprendizagem dos alunos do 6ªano do ensino fundamental buscando investigar se os jogos matemáticos auxiliam na aprendizagem da matemática na referida série, para tanto, inicialmente, buscou-se conhecer as contribuições da utilização dos jogos enquanto recurso didático para o ensino e aprendizagem desta disciplina e pesquisar jogos matemáticos que permitissem a exploração da multiplicação. Posteriormente, foi construído um jogo chamado de multidominó, sendo adaptado e construído em sala de aula, em seguida foi elaborada uma ala com eles estudando com um dominó a multiplicação, os materiais a seus planejamentos aplicando-os junto a seus alunos, sendo que tais atividades foram acompanhadas visando analisar a construção dos conhecimentos matemáticos por parte dos alunos ao trabalharem com jogos matemáticos. Durante as atividades, os alunos responderam um questionário manifestando suas opiniões e perspectivas em relação à utilização dos jogos como material didático, tais questionários foram analisados ao fim da pesquisa, permitindo concluir que os jogos matemáticos auxiliam tanto o trabalho do professor, que pode tornar o seu planejamento mais dinâmico e atrativo, quanto a aprendizagem dos alunos, que têm a oportunidade de construir seus conhecimentos de uma forma mais interativa, dinâmica e prazerosa. |
Abstract: | The research "Mathematical Games as a resource for the construction of knowledge "was na alternative to better student learning of the year 6th elementary school seeking to investigate whether mathematics games help in learning mathematics in that series so much initially sought be aware of the contributions of the use of games as a teaching resource for the teaching and learning of this discipline and research mathematicians games that allow the exploration ofmultiplication. Subsequently, we built a game called multidominó, being adapted and built in the classroom, then drew up a ward with them studying with a domino multiplication, the materials to their planning by applying them with his students, and the students to work with mathematical games followed such activities in order to analyze the construction of mathematical knowledge. During the activities, the students answered a questionnaire expressing their views and perspectives on the use of games as teaching material, such questionnaires were analyzed at the end of the search, allowing to conclude that mathematical games help both the teacher's work, which can make their planning more dynamic and attractive, as the learning of students who have the opportunity to build their knowledge in a more interactive, dynamic and enjoyable way. |
Palavras-chave: | Matemática – Estudo e ensino Jogos matemáticos Números inteiros Multiplicação Aprendizagem Mathematics – Study and teaching Mathematical games Integers number Multiplication Learning |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Matemática Ensino a Distância - Licenciatura |
Citação: | LINS, Maria da Apresentação Machado. Números inteiros através dos jogos matemático em foco a multiplicação. 2025. 42 f. Monografia (Trabalho de Conclusão de Curso em Matemática: Licenciatura) – Instituto de Matemática, Curso de Licenciatura em Matemática à Distância, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2014. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15980 |
Data do documento: | 23-out-2014 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - MATEMÁTICA ENSINO A DISTÂNCIA - IM |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Números inteiros através dos jogos matemático em foco a multiplicação.pdf | 490.77 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.