00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IM - INSTITUTO DE MATEMÁTICA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IM Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - MATEMÁTICA ENSINO A DISTÂNCIA - IM
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15980
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Vasconcelos, Cheila Francett Bezerra Silva de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9946123939520428pt_BR
dc.contributor.referee1Barbosa, Isnaldo Isaac-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8346517003296057pt_BR
dc.contributor.referee2Albuquerque, Ivan Araújo Cordeiro de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6796621147237986pt_BR
dc.creatorLins, Maria da Apresentação Machado-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6124902926193105pt_BR
dc.date.accessioned2025-04-10T18:35:28Z-
dc.date.available2025-04-10-
dc.date.available2025-04-10T18:35:28Z-
dc.date.issued2014-10-23-
dc.identifier.citationLINS, Maria da Apresentação Machado. Números inteiros através dos jogos matemático em foco a multiplicação. 2025. 42 f. Monografia (Trabalho de Conclusão de Curso em Matemática: Licenciatura) – Instituto de Matemática, Curso de Licenciatura em Matemática à Distância, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15980-
dc.description.abstractThe research "Mathematical Games as a resource for the construction of knowledge "was na alternative to better student learning of the year 6th elementary school seeking to investigate whether mathematics games help in learning mathematics in that series so much initially sought be aware of the contributions of the use of games as a teaching resource for the teaching and learning of this discipline and research mathematicians games that allow the exploration ofmultiplication. Subsequently, we built a game called multidominó, being adapted and built in the classroom, then drew up a ward with them studying with a domino multiplication, the materials to their planning by applying them with his students, and the students to work with mathematical games followed such activities in order to analyze the construction of mathematical knowledge. During the activities, the students answered a questionnaire expressing their views and perspectives on the use of games as teaching material, such questionnaires were analyzed at the end of the search, allowing to conclude that mathematical games help both the teacher's work, which can make their planning more dynamic and attractive, as the learning of students who have the opportunity to build their knowledge in a more interactive, dynamic and enjoyable way.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Matemática Ensino a Distância - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMatemática – Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectJogos matemáticospt_BR
dc.subjectNúmeros inteirospt_BR
dc.subjectMultiplicaçãopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectMathematics – Study and teachingpt_BR
dc.subjectMathematical gamespt_BR
dc.subjectIntegers numberpt_BR
dc.subjectMultiplicationpt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.titleNúmeros inteiros através dos jogos matemático em foco a multiplicaçãopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoA pesquisa “Jogos Matemáticos como recurso para a construção do conhecimento” foi uma alternativa para a melhor aprendizagem dos alunos do 6ªano do ensino fundamental buscando investigar se os jogos matemáticos auxiliam na aprendizagem da matemática na referida série, para tanto, inicialmente, buscou-se conhecer as contribuições da utilização dos jogos enquanto recurso didático para o ensino e aprendizagem desta disciplina e pesquisar jogos matemáticos que permitissem a exploração da multiplicação. Posteriormente, foi construído um jogo chamado de multidominó, sendo adaptado e construído em sala de aula, em seguida foi elaborada uma ala com eles estudando com um dominó a multiplicação, os materiais a seus planejamentos aplicando-os junto a seus alunos, sendo que tais atividades foram acompanhadas visando analisar a construção dos conhecimentos matemáticos por parte dos alunos ao trabalharem com jogos matemáticos. Durante as atividades, os alunos responderam um questionário manifestando suas opiniões e perspectivas em relação à utilização dos jogos como material didático, tais questionários foram analisados ao fim da pesquisa, permitindo concluir que os jogos matemáticos auxiliam tanto o trabalho do professor, que pode tornar o seu planejamento mais dinâmico e atrativo, quanto a aprendizagem dos alunos, que têm a oportunidade de construir seus conhecimentos de uma forma mais interativa, dinâmica e prazerosa.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - MATEMÁTICA ENSINO A DISTÂNCIA - IM

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Números inteiros através dos jogos matemático em foco a multiplicação.pdf490.77 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.