00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15958
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Melo, Elizabete Amorim de Almeida-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7358416655137160pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Sampaio, Wilson Correia-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8130727938784883pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Edlene Cavalcanti-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0095146757736583pt_BR
dc.contributor.referee2Santos, Ivanildo Gomes dos-
dc.creatorSantos, Joyce Maria Almeida-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3741372325734658pt_BR
dc.date.accessioned2025-04-08T22:55:29Z-
dc.date.available2025-04-08-
dc.date.available2025-04-08T22:55:29Z-
dc.date.issued2024-03-27-
dc.identifier.citationSANTOS, Joyce Maria Almeida. O saber na construção do ser humano: considerações a partir da obra“Vidas Secas” de Graciliano Ramos. 2025. 63 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15958-
dc.description.abstractThis work proposes a reflection on the importance of education in the formation of human beings, highlighting both the influence of school education and family education. Based on the work “Vidas Secas” (1938) by Graciliano Ramos, the study examines how knowledge acquired through family education contributes to intellectual growth and the formation of critical subjects, capable of claiming their human dignity. The literary work serves as a starting point for analyzing the interactions between literature, social issues and formal education. Authors such as Botoso (2013), Couvre (1991), Elias (2007), Freire (1978-1998) and Libâneo (2010), provide a theoretical lens to understand the complexities portrayed in the work of Graciliano Ramos, especially with regard to inequality, identity, oppression and resistance. The study is structured into chapters that explore various aspects related to human communication, education and society. The research seeks to understand how the lack of access to educated verbal language can lead to oppression and how family education can influence the school education process. Furthermore, questions are raised about the role of education in modifying social structures caused by poverty and lack of necessary knowledge. Throughout the work, the interconnections between education, language, literature and society are explored, highlighting the importance of communication for the formation of conscious and active individuals in the public sphere. In short, the study aims to provide a critical and reflective analysis of how literature can influence the perception and understanding of social issues, impacting education and promoting a fairer and more inclusive society.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Pedagogia - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectFormação humanapt_BR
dc.subjectVidas secas – Análise literáriapt_BR
dc.subjectGraciliano Ramospt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectLanguagept_BR
dc.subjectLiteraturept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleO saber na construção do ser humano: considerações a partir da obra“Vidas Secas” de Graciliano Ramospt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEste trabalho propõe uma reflexão sobre a importância da educação na formação do ser humano, destacando tanto a influência da educação escolar quanto da educação familiar. Baseado na obra “Vidas Secas” (1938) de Graciliano Ramos, o estudo examina como o conhecimento adquirido por meio da educação familiar contribui para o crescimento intelectual e a formação de sujeitos críticos, capazes de reivindicar sua dignidade humana. A obra literária serve como ponto de partida para analisar as interações entre literatura, questões sociais e educação formal. Autores como Botoso (2013); Couvre (1991); Elias (2007); Freire (1978- 1998) e Libâneo (2010), fornecem uma lente teórica para entender as complexidades retratadas na obra de Graciliano Ramos, especialmente no que diz respeito à desigualdade, identidade, opressão e resistência. O estudo é estruturado em capítulos que exploram diversos aspectos relacionados à comunicação humana, educação e sociedade. A pesquisa busca compreender como a falta de acesso à linguagem verbal culta pode servir para a opressão e como a educação familiar pode influenciar no processo da educação escolar. Além disso, são levantadas questões sobre o papel da educação na modificação das estruturas sociais causadas pela miséria e a falta de conhecimento necessário. Ao longo do trabalho, são exploradas as interconexões entre educação, linguagem, literatura e sociedade, destacando a importância da comunicação para a formação de indivíduos conscientes e ativos na esfera pública. Em suma, o estudo visa fornecer uma análise crítica e reflexiva sobre como a literatura pode influenciar a percepção e compreensão das questões sociais, impactando a educação e promovendo uma sociedade mais justa e inclusiva.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O saber na construção do ser humano_considerações a partir da obra“Vidas Secas” de Graciliano Ramos.pdfO saber na construção do ser humano: considerações a partir da obra“Vidas Secas” de Graciliano Ramos685.32 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.