00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CIED - COORDENADORIA INSTITUCIONAL DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA MONOGRAFIAS DE ESPECIALIZAÇÃO (LATO SENSU) - CIED Trabalho de Conclusão de Curso - ESPECIALIZAÇÃO EM GÊNERO E DIVERSIDADE NA ESCOLA - CIED
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15935
Tipo: Especialização
Título: Entre o rosa e o azul: os meninos travestidos que estão fora da sala de aula
Título(s) alternativo(s): Between pink and blue: the transvestite boys who are out of the classroom
Autor(es): Bonfim, Wanderson Queiroz
Primeiro Orientador: Barretto, Elvira Simões
Resumo: O presente artigo surge de uma necessidade social, a compreensão acerca das exclusões, no ambiente escolar, dos sujeitos travestis adolescentes. Com isso, o nosso objetivo seguiu a linha tênue de reflexão e análises de como é criado o preconceito e marginalização das travestis, em específico as que são adolescentes e, por algum motivo, não estão em sala de aula. Nossa pesquisa está ancorada numa abordagem qualitativa (CHIZZOTI, 1980), de cunho etnográfico (LÜDKE E ANDRÉ, 1986), visto que para coleta dos dados o sujeito pesquisador esteve em contato com o grupo social que estava a participar da pesquisa. Esta pesquisa traz como escopo teórico alguns estudiosos das seguintes áreas: Educação, Paulo Freire (2001), Oliveira (2015); Teoria Queer, Butler (2010), Scott (1995); Sociedade e sexualidade, Chauí (1984), Foucault (1984), Fry e MacRae (1985), entre outros. Chegamos à conclusão de que a escola ainda se mostra como catalisadora do que ela acha como correto e “puro” para adentrar seus vastos muros recobertos de preconceitos. As “portas” da vida se encontram ainda semicerradas para os contextos de vida das travestis. Muitas são “forçadas” a desempenharem determinados papeis socais e trabalhistas por não terem outras oportunidades que as integralizem na sociedade que as comportam.
Abstract: The present article arises from a social necessity, the comprehension about the exclusions, in the school environment, of transvestite adolescents. With this, our objective followed the tenuous line of reflection and analysis of how the bias and marginalization of transvestites is created, specifically those who are adolescents and, for some reason, are not in the classroom. Our research is anchored in a qualitative (CHIZZOTTI, 1980), ethnographic approach (LÜDKE AND ANDRÉ, 1986), since in order to collect data the research subject was in contact with the social group that was participating in the research. This research brings as theoretical scope some scholars of the following areas: Education, Paulo Freire (2001), Oliveira (2015); Queer Theory, Butler (2010), Scott (1995); Society and sexuality, Chauí (1984), Foucault (1984), Fry and MacRae (1985), among others. We come to the conclusion that the school still shows itself as a catalyst for what it finds correct and "pure" to enter its vast walls covered with prejudices. The "doors" of life are still half closed to the life contexts of transvestites. Many are "forced" to play certain social and labor roles because they have no other opportunities to integrate them into the society that behaves.
Palavras-chave: Travestis - Adolescentes
Preconceitos
Transfobia
Ambiente de sala de aula
Educação inclusiva
Transvestites - Teenagers
Prejudices
Transphobia
Classroom environment
Inclusive education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escola
Citação: BONFIM, Wanderson Queiroz. Entre o rosa e o azul: os meninos travestidos que estão fora da sala de aula. 2025. 15 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gênero e Diversidade na Escola) - Coordenadoria Institucional de Educação a Distância - CIED, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2016.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15935
Data do documento: 10-dez-2016
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - ESPECIALIZAÇÃO EM GÊNERO E DIVERSIDADE NA ESCOLA - CIED

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Entre o rosa e o azul - meninos travestidos que estao fora da sala de aula.pdf425.11 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.