Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15930
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | A atuação do acompanhante terapêutico escolar no processo de inclusão |
Autor(es): | Lima, Camila Silva de Nascimento, Jarezia Barcelos Barreto |
Primeiro Orientador: | Pereira Filho, Adalberto Duarte |
metadata.dc.contributor.referee1: | Santos, Valci Melo Silva dos |
metadata.dc.contributor.referee2: | Figueiredo, Pedro Paulo Viana |
Resumo: | A presente investigação consiste numa pesquisa bibliográfica de nível exploratório norteada pela seguinte pergunta de pesquisa: qual a importância e o papel do Acompanhante Terapêutico Escolar no processo de inclusão escolar? Para tanto, foi realizado um levantamento bibliográfico no catálogo de periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) do período de 2018 a 2023, utilizando os descritores: acompanhante terapêutico escolar; profissional de apoio escolar, mediador escolar e auxiliar de sala. Como critério de elegibilidade, foram analisadas 2 dissertações e 36 periódicos que abordaram o papel e a importância do acompanhante terapêutico escolar ou versaram sobre a atuação desse profissional no processo de inclusão escolar de crianças com necessidades educacionais específicas. Ao todo, foram levantadas 38 produções, dentre elas, 15 estavam relacionadas à questão investigada. A pesquisa nos apontou como resultado que a identidade do ATE encontra-se imersa em múltiplas nomenclaturas, seu papel confundido ao de cuidadores domésticos, possui diferentes níveis de formação educacional, diversidade de profissionais que atuam como acompanhante escolar, sua fragilidade trabalhista advinda das políticas públicas e sua atuação geralmente associada a crianças autistas. |
Abstract: | The present investigation consists of an exploratory bibliographical research guided by the following research question: what is the importance and role of the School Therapeutic Companion in the school inclusion process? To this end, a bibliographical survey was carried out in the periodical catalog of the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (CAPES) from 2018 to 2023, using the descriptors: school therapeutic companion; school support professional, school mediator and classroom assistant. As an eligibility criterion, 2 dissertations and 36 journals were analyzed that addressed the role and importance of school therapeutic companions or focused on the role of this professional in the process of school inclusion of children with specific educational needs. In total, 38 productions were raised, of which 15 were related to the issue investigated. The research showed us as a result that the identity of the ATE is immersed in multiple nomenclatures, its role confused with that of domestic caregivers, it has different levels of educational training, a diversity of professionals who work as school companions, its labor fragility arising from public policies and its performance generally associated with autistic children. |
Palavras-chave: | Acompanhante Terapêutico Escolar Inclusão Escolar Educação Especial School Therapeutic Companion School Inclusion Special Education |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Pedagogia - Licenciatura |
Citação: | LIMA, Camila Silva de; NASCIMENTO, Jarezia Barcelos Barreto. A atuação do acompanhante terapêutico escolar no processo de inclusão. 2025. 26 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15930 |
Data do documento: | 28-ago-2024 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
A atuação do acompanhante terapêutico escolar no processo de inclusão.pdf | A atuação do acompanhante terapêutico escolar no processo de inclusão | 240.03 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.