00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICS - INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS Dissertações e Teses defendidas na UFAL - ICS
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Rodrigues, Fernando de Jesus-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4624672840908277pt_BR
dc.contributor.referee1Medeiros, Bianca Stella Pinheiro de Freire-
dc.contributor.referee2Bittencourt, João Batista de Menezes-
dc.creatorAndrade, Paulo Henrique Matos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3068514410066648pt_BR
dc.date.accessioned2025-04-06T14:52:05Z-
dc.date.available2025-04-06-
dc.date.available2025-04-06T14:52:05Z-
dc.date.issued2023-04-29-
dc.identifier.citationANDRADE, Paulo Henrique Matos. Sertões “on the move”: velhas caminhonetes e a mobilidade de pessoas e mercadorias em Alagoas. 2025. 167 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) – Instituto de Ciências Sociais. Programa de Pós-Graduação em Sociologia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15913-
dc.description.abstractThe mobility of people and goods between rural and urban areas of three villages in the high backlands of Alagoas is carried out by used pickup trucks that have been manufactured for over 30 years. They are the basis of a transportation market related to interstate trade in auto parts and engines. The transport of people and parcels used vehicle parts is intertwined with a network of small and medium-sized municipalities in different regions of Brazil through informal and illegal markets. In this dissertation, I investigate the mobility of trucks, parts, people and goods, their own market regulations, affective-political, alliances in addition to those made by city halls and state government. From an ethnography of movements based on field diaries and interviews, I pursue two analytical threads: (i) the relations of buying and selling a pickup truck and its parts (ii) the transport of people and students in rural areas, both phenomena typically involving a Chevrolet D-20. Dialogue with reflections and works inspired by the mobilities paradigm and actor-network, theory to understand plots that support and are supported by these “precarious” “on the move” agencies.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Sociologiapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectD-20pt_BR
dc.subjectSertão de Alagoaspt_BR
dc.subjectMobilidades marginaispt_BR
dc.subjectMercado de transportept_BR
dc.subjectD-20pt_BR
dc.subjectBackcountry of Alagoaspt_BR
dc.subjectMarginal mobilitiespt_BR
dc.subjectTransport marketpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.titleSertões “on the move”: velhas caminhonetes e a mobilidade de pessoas e mercadorias em Alagoaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoA mobilidade de pessoas e mercadorias entre zonas rurais e urbanas de três povoados no alto sertão de Alagoas é feita por caminhonetes usadas com mais de 30 anos de fabricação. Elas são a base de um mercado de transporte relacionado a um comércio interestadual de autopeças e motores. O transporte de pessoas e encomendas, além de partes de veículos usados, se entrelaçam a uma rede de pequenos e médios municípios de diferentes regiões do Brasil através de mercados informais e ilegais. Nesta dissertação, investigo a mobilidade de caminhonetes, peças, pessoas e mercadorias, suas regulações próprias de mercado, de alianças afetivo políticas, além daquelas feitas por prefeituras e governo estadual. A partir de uma etnografia dos movimentos baseada em diários de campo e entrevistas, persigo dois fios analíticos: (i) as relações de compra e venda de uma caminhonete e suas peças (ii) o transporte de pessoas e estudantes na zona rural, ambos os fenômenos envolvendo tipicamente um Chevrolet D-20. Dialogo com reflexões e trabalhos inspirados no paradigma das mobilidades e teoria ator-rede, tendo em vista compreendermos tramas que sustentam e são sustentadas por essas agências “on the move” “precárias”.pt_BR
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