00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15894
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Luis, Suzana Maria Barrios-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1316564059387352pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Sandra Regina Paz da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8370670998648144pt_BR
dc.contributor.referee2Sales, Mônica Patrícia da Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2200661405627951pt_BR
dc.creatorSilva, Aleine Pereira da-
dc.creatorJoaquim, Maria Joseane Cavalcante-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7422740699934954pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7218247302254564pt_BR
dc.date.accessioned2025-04-03T14:20:17Z-
dc.date.available2025-04-03-
dc.date.available2025-04-03T14:20:17Z-
dc.date.issued2024-08-29-
dc.identifier.citationSILVA, Aleine Pereira da; JOAQUIM, Maria Joseane Cavalcante. O papel das práticas lúdicas no processo de alfabetização e letramento de crianças nos anos iniciais do ensino fundamental. 2025. 28 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15894-
dc.description.abstractAusentept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Pedagogia - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAlfabetização e letramentopt_BR
dc.subjectLudicidadept_BR
dc.subjectEnsino Fundamentalpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleO papel das práticas lúdicas no processo de alfabetização e letramento de crianças nos anos iniciais do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO presente estudo trata sobre o papel das práticas lúdicas no processo de alfabetização e letramento de crianças nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Tendo em vista que a escrita está presente no nosso cotidiano e é uma tecnologia criada, precisa ser ensinada a partir de uma variabilidade didática que inclui as práticas lúdicas. Tais práticas constituem excelentes possibilidades de alfabetizar, já que, além de desenvolverem os aspectos sociais, cognitivos e afetivos, podem contribuir para o processo de aquisição da escrita de forma significativa e reflexiva. Assim, tivemos como problema de estudo a questão: qual seria o papel das práticas lúdicas no processo de aquisição da leitura e da escrita? Desse modo, este estudo teve como objetivo geral refletir sobre o papel das práticas lúdicas no processo de alfabetização e letramento. Para tanto, foi necessário descrever os conceitos fundamentais relacionados ao processo de alfabetização e letramento, compreender o conceito de ludicidade e analisar diferentes formas de práticas lúdicas utilizadas em contextos de alfabetização e letramento. Realizou-se, assim, uma pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa utilizando livros e artigos sobre o tema. Após a pesquisa bibliográfica, foi realizada uma análise sobre a potencialidade alfabetizadora de três atividades lúdicas, com base em alguns critérios. A análise realizada identificou que as práticas lúdicas, além de proporcionarem um ensino atrativo, podem e devem fazer parte do processo de aquisição da escrita, pois a ludicidade faz parte do ser humano e permite um ensino reflexivo. No entanto, foi possível identificar que há poucos estudos relacionados à área, do que se depreende a necessidade de investir em pesquisas que abordem o tema. Desse modo, concluiu-se que as práticas lúdicas devem fazer parte do processo de aquisição da escrita, pois desenvolvem habilidades essenciais, devendo ser planejadas e trabalhadas de maneira intencional e sistemática.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O papel das práticas lúdicas no processo de alfabetização e letramento de crianças nos anos iniciais do ensino fundamental.pdfO papel das práticas lúdicas no processo de alfabetização e letramento de crianças nos anos iniciais do ensino fundamental1.37 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.