00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IM - INSTITUTO DE MATEMÁTICA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IM Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - MATEMÁTICA - IM
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15879
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Educação especial: o ensino da matemática para alunos com transtornos espectro autista no ensino básico
Título(s) alternativo(s): Special education: teaching mathematics to students with autism spectrum disorders in basic education
Autor(es): Souza, Emanuele Kamila Farias
Primeiro Orientador: Silva, Elisa Fonseca Sena e
metadata.dc.contributor.referee1: Melo, Vanio Fragoso de
metadata.dc.contributor.referee2: Santos, Luiz Gustavo Martins dos
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo investigar as melhores propostas metodológicas para contribuir com a compreensão e aprendizagem da matemática dos alunos autistas nos anos iniciais, sendo o contexto da problemática a discussão sobre as potencialidades de novas atividades com materiais didáticos adequados para os alunos autistas, materiais estes que possam contribuir na compreensão e aprendizagem da lógica matemática nos anos iniciais. A metodologia do estudo consiste em uma pesquisa bibliográfica sob a forma de revisão bibliográfica. Esta pesquisa traça uma importante reflexão acerca da investigação sobre o desenvolvimento de habilidades matemáticas dos alunos com TEA, dado que pessoas com Transtorno do Espectro Autista apresentam défict relacionados a interação social, comunicação e linguagem e dificuldade na aprendizagem. Sendo apontado como resultado da investigação a necessidade de se trabalhar com diversos recursos pedagógicos, que envolvam uma infinidade de materiais didáticos, bem como as mais variadas abordagens e metodologias de ensino, como o método TEACCH, o ABA, o PECS o Floor Time e tantos outros.
Abstract: The present work aims to investigate the best methodological proposals to contribute to the understanding and learning of mathematics by autistic students in the early years, and the context of the problem is the discussion about the potential of new activities with appropriate teaching materials for autistic students, these that can contribute to the understanding and learning of mathematical logic in the early years. The study methodology consists of a literature search in the form of a literature review. This research outlines an important reflection on the investigation on the development of mathematical skills of students with ASD, given that people with Autism Spectrum Disorder have deficits related to social interaction, communication and language and learning difficulties. As a result of the investigation, it was pointed out the need to work with different pedagogical resources, which involve a multitude of teaching materials, as well as the most varied teaching approaches and methodologies, such as the TEACCH method, ABA, PECS, Floor Time and so many others.
Palavras-chave: Educação inclusiva
Autismo
Educação especial
Matemática
Inclusive Education
Autism
Special Education
Mathematics
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Matemática - Licenciatura
Citação: SOUZA, Emanuele Kamila Farias. Educação especial: o ensino da matemática para alunos com transtornos espectro autista no ensino básico. 2025. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Instituto de Matemática, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15879
Data do documento: 21-jul-2022
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - MATEMÁTICA - IM

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Educação especial- o ensino da matemática para alunos com transtornos espectro autista no ensino básico.pdf1.63 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.