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http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15879
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Educação especial: o ensino da matemática para alunos com transtornos espectro autista no ensino básico |
Título(s) alternativo(s): | Special education: teaching mathematics to students with autism spectrum disorders in basic education |
Autor(es): | Souza, Emanuele Kamila Farias |
Primeiro Orientador: | Silva, Elisa Fonseca Sena e |
metadata.dc.contributor.referee1: | Melo, Vanio Fragoso de |
metadata.dc.contributor.referee2: | Santos, Luiz Gustavo Martins dos |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo investigar as melhores propostas metodológicas para contribuir com a compreensão e aprendizagem da matemática dos alunos autistas nos anos iniciais, sendo o contexto da problemática a discussão sobre as potencialidades de novas atividades com materiais didáticos adequados para os alunos autistas, materiais estes que possam contribuir na compreensão e aprendizagem da lógica matemática nos anos iniciais. A metodologia do estudo consiste em uma pesquisa bibliográfica sob a forma de revisão bibliográfica. Esta pesquisa traça uma importante reflexão acerca da investigação sobre o desenvolvimento de habilidades matemáticas dos alunos com TEA, dado que pessoas com Transtorno do Espectro Autista apresentam défict relacionados a interação social, comunicação e linguagem e dificuldade na aprendizagem. Sendo apontado como resultado da investigação a necessidade de se trabalhar com diversos recursos pedagógicos, que envolvam uma infinidade de materiais didáticos, bem como as mais variadas abordagens e metodologias de ensino, como o método TEACCH, o ABA, o PECS o Floor Time e tantos outros. |
Abstract: | The present work aims to investigate the best methodological proposals to contribute to the understanding and learning of mathematics by autistic students in the early years, and the context of the problem is the discussion about the potential of new activities with appropriate teaching materials for autistic students, these that can contribute to the understanding and learning of mathematical logic in the early years. The study methodology consists of a literature search in the form of a literature review. This research outlines an important reflection on the investigation on the development of mathematical skills of students with ASD, given that people with Autism Spectrum Disorder have deficits related to social interaction, communication and language and learning difficulties. As a result of the investigation, it was pointed out the need to work with different pedagogical resources, which involve a multitude of teaching materials, as well as the most varied teaching approaches and methodologies, such as the TEACCH method, ABA, PECS, Floor Time and so many others. |
Palavras-chave: | Educação inclusiva Autismo Educação especial Matemática Inclusive Education Autism Special Education Mathematics |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Matemática - Licenciatura |
Citação: | SOUZA, Emanuele Kamila Farias. Educação especial: o ensino da matemática para alunos com transtornos espectro autista no ensino básico. 2025. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Instituto de Matemática, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15879 |
Data do documento: | 21-jul-2022 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - MATEMÁTICA - IM |
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