00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IM - INSTITUTO DE MATEMÁTICA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IM Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - MATEMÁTICA - IM
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15879
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Silva, Elisa Fonseca Sena e-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3333867842573866pt_BR
dc.contributor.referee1Melo, Vanio Fragoso de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9682146246826453pt_BR
dc.contributor.referee2Santos, Luiz Gustavo Martins dos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5167407739736948pt_BR
dc.creatorSouza, Emanuele Kamila Farias-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0414524242176938pt_BR
dc.date.accessioned2025-04-02T15:51:18Z-
dc.date.available2025-04-02-
dc.date.available2025-04-02T15:51:18Z-
dc.date.issued2022-07-21-
dc.identifier.citationSOUZA, Emanuele Kamila Farias. Educação especial: o ensino da matemática para alunos com transtornos espectro autista no ensino básico. 2025. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Instituto de Matemática, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15879-
dc.description.abstractThe present work aims to investigate the best methodological proposals to contribute to the understanding and learning of mathematics by autistic students in the early years, and the context of the problem is the discussion about the potential of new activities with appropriate teaching materials for autistic students, these that can contribute to the understanding and learning of mathematical logic in the early years. The study methodology consists of a literature search in the form of a literature review. This research outlines an important reflection on the investigation on the development of mathematical skills of students with ASD, given that people with Autism Spectrum Disorder have deficits related to social interaction, communication and language and learning difficulties. As a result of the investigation, it was pointed out the need to work with different pedagogical resources, which involve a multitude of teaching materials, as well as the most varied teaching approaches and methodologies, such as the TEACCH method, ABA, PECS, Floor Time and so many others.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Matemática - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectAutismopt_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectInclusive Educationpt_BR
dc.subjectAutismpt_BR
dc.subjectSpecial Educationpt_BR
dc.subjectMathematicspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.titleEducação especial: o ensino da matemática para alunos com transtornos espectro autista no ensino básicopt_BR
dc.title.alternativeSpecial education: teaching mathematics to students with autism spectrum disorders in basic educationpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo investigar as melhores propostas metodológicas para contribuir com a compreensão e aprendizagem da matemática dos alunos autistas nos anos iniciais, sendo o contexto da problemática a discussão sobre as potencialidades de novas atividades com materiais didáticos adequados para os alunos autistas, materiais estes que possam contribuir na compreensão e aprendizagem da lógica matemática nos anos iniciais. A metodologia do estudo consiste em uma pesquisa bibliográfica sob a forma de revisão bibliográfica. Esta pesquisa traça uma importante reflexão acerca da investigação sobre o desenvolvimento de habilidades matemáticas dos alunos com TEA, dado que pessoas com Transtorno do Espectro Autista apresentam défict relacionados a interação social, comunicação e linguagem e dificuldade na aprendizagem. Sendo apontado como resultado da investigação a necessidade de se trabalhar com diversos recursos pedagógicos, que envolvam uma infinidade de materiais didáticos, bem como as mais variadas abordagens e metodologias de ensino, como o método TEACCH, o ABA, o PECS o Floor Time e tantos outros.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - MATEMÁTICA - IM

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Educação especial- o ensino da matemática para alunos com transtornos espectro autista no ensino básico.pdf1.63 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.