Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15863
Tipo: | Especialização |
Título: | Criança, preconceito e raça: a transformação dos sujeitos através do enfrentamento das desigualdades raciais dentro do espaço escolar |
Título(s) alternativo(s): | Child, prejudice and race: the transformation of the subject through the confrontation of the racial inequalities in the school space |
Autor(es): | Melo, Márcia Roseane Jerônimo de |
Primeiro Orientador: | Jesus, Carlos Henrique Martins de |
metadata.dc.contributor.advisor-co1: | Magano, Maria Cristina de Campos |
metadata.dc.contributor.referee1: | Barretto, Elvira Simões |
Resumo: | Este artigo traz um escopo de como se dá o racismo institucional nas instituições públicas e privadas, focando no âmbito da escola, no intuito de fazer compreender, que mesmo não explícito, é um fato que ocorre comumente no ambiente escolar, através de brincadeiras, de posições em eventos, tais como desfiles e apresentações, etc. O objetivo principal é analisar como o enfrentamento das desigualdades raciais dentro do espaço escolar pode transformar a formação dos sujeitos, contribuindo para uma vida adulta mais harmoniosa em sociedade. Como resultado importante, constatou-se o currículo, como instrumento importante de transformação dos seres humanos. É um documento que norteia as práticas educativas, para discussões que tirem as pessoas de sua área de conforto e promovam importantes reflexões, e por isto conclui-se que nele deve ser inserido as propostas de uma Educação em Direitos Humanos. A metodologia usada para a produção deste artigo foi a revisão bibliográfica, tais como Bourdieu, Dallari, Hall, entre outros. |
Abstract: | This article shows the way that how institutional racism in public and private institutions occurs, focusing in schools in order to make people understand that even it is not explicit, it is a fact that commonly occurs in the school environment, since jokes, positioning in events such as parades and presentations, etc. The main objective is to analyze the confrontation of racial inequalities within the school environment can influence personal formation, contributing to a more harmonious adult life in society. As important result, it was found the curriculum as an important instrument for the transformation of human beings. It is a document that guides the educational practices, for discussions that take people from their comfort zone and promote important reflections, and therefore concludes that it should contain proposals of a Human Rights Education. The methodology used for the production of this article was a literature research, such as Bourdieu, Dallari, Hall, among others. |
Palavras-chave: | Racismo Racismo na educação Escola Currículo Direitos humanos Racism Racism in education School Curriculum Human rights |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Especialização em Gênero e diversidade na Escola |
Citação: | MELO, Márcia Roseane Jerônimo de. Criança, preconceito e raça: a transformação dos sujeitos através do enfrentamento das desigualdades raciais dentro do espaço escolar. 2025. 14 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gênero e Diversidade na Escola) - Coordenadoria Institucional de Educação a Distância - CIED, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2016. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15863 |
Data do documento: | 10-dez-2016 |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso - ESPECIALIZAÇÃO EM GÊNERO E DIVERSIDADE NA ESCOLA - CIED |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Criança, preconceito e raça a transformação dos sujeitos através do enfrentamento das desigualdades raciais dentro do espaço escolar.pdf | 122.87 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.